Votação informal aponta Harden como favorito ao prêmio de MVP

James Harden é o grande favorito ao prêmio de MVP da temporada. Pelo menos, isso é o que apontou uma enquete informal realizada pelo repórter Tim Bontemps, do jornal The Washington Post, na última semana. O craque do Houston Rockets liderou uma consulta feita pelo jornalista com 106 integrantes da imprensa norte-americana – a maioria com direito a escolha na votação oficial.

O astro texano foi citado entre os cinco primeiros colocados na corrida pelo prêmio por todos os consultados, incluindo 53 votos de primeiro lugar. Apenas outros três jogadores foram selecionados como primeiros colocados: Russell Westbrook (28), Kawhi Leonard (18) e LeBron James (7). O armador Isaiah Thomas, do Boston Celtics, fecha a lista dos cinco mais votados.

Além de Harden, LeBron foi o único jogador posicionado no TOP 5 por todos os 106 jornalistas ouvidos por Bontemps. Westbrook e Leonard não apareceram entre os selecionados de um dos consultados, embora tenham terminado à frente do ala do Cleveland Cavaliers na pontuação final da enquete.

Confira o resultado completo da votação conduzida por Bontemps:  

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Rodolfo

    Bem interessante isso aí. Faltou uns 20 jornalistas,no caso.Westbrook em segundo me surpreende.Muito se espera que ele fica lá para quarto, alguns sites, como o próprio Jumper, o põe até fora do top5.Mas eu acredito que fique entre os 4 mesmo.Se nao me engano essa pesquisa foi feita antes do Spurs ter ficado em primeiro por um tempo.E o Thunder que parece ter entrado na briga pela quarta colocação, caso consiga, pode deixar a disputa com Harden ainda mais interessante.

    • Brad

      Westbrook fora do top5 ? Talvez n seja o primeiro mas fora do top5 é impossível. Na minha opinião como espectador, ele ta num top3 super acirrado com Kawhi e Harden, acho que vai p algum desses 3.

      • Vinícius Maia

        A classificação do time conta muito.

  • Vinícius Maia

    Gostaria de ver o LeBron ganhando mais uns 2 ou 3 prêmios de mvp até o final da carreira, mas convenhamos que o barba vem fazendo uma temporada espetacular para ninguém colocar defeito. merece muito

  • Victor Chittolina

    Meu ranking é Harden, LeBron, Kawhi, Westbrook e Thomas… nessa ordem. Eu não seria concordo com quem deixou o Westbrook fora dos 5 primeiros, mas há o fato da campanha do Thunder, então há uma maneira de se explicar o fato, ainda que não seja o meu ponto de vista.
    Mas eu não entendo MESMO qual é o argumento pra deixar o Kawhi fora do TOP 5. Uma força de ambos os lados da quadra, que assumiu definitivamente o comando da carruagem pós-Duncan e tem a segunda melhor campanha de toda a NBA.

  • Michel Moral

    É muito provável que “improvisem” LeBron como PF, mas na teoria, ele estaria fora do primeiro time ideal da liga.

    Westbrook, Harden e Leonard formam indiscutivelmente o melhor perímetro da NBA.

    E essa briga para melhor armador no leste? Thomas e Wall fazem temporadas impecáveis também. Legal serem lembrados na votação. Eu, por gosto pessoal, fico com Wall. Acho-o um jogador mais completo.

    • Prefiro o Thomas. Wall é o completo, mas Thomas o decisivo (para o bem e para o mal).

    • TRUETHIAGO

      Mas isso sempre aconteceu, a formação dos times ideais não segue o padrão “PG/SG/SF/PF/C”, e sim “G/G/F/F/C”. Ou seja, pode ser 2 PGs, 2 SFs e 1 C; ou, então, 2 SGs, 2 PFs e 1 C.

      • Michel Moral

        Não fiz uma crítica e muito menos neguei tal possibilidade, apenas ponderei que se LeBron entrar, na minha visão, vai ser fora da posição, pois acredito que Kawhi mereça mais estar no first team.

        • Claudio R.

          não concordo cm vc dessa vez.. o lebron tem melhor estatistica em quase tudo melhor que o Leonard, é mais jogador, é mais impactante, ta tendo uma das melhores temporadas da carreira.

        • TRUETHIAGO

          Sim, eu entendi. O ponto que quis demonstrar é que na hora de montar os quintetos ideais não existe essa separação de SF/PF, ambos entram como alas (F). Existem diversos exemplos de dois SGs, dois PGs, dois SFs, etc. Estou com preguiça de pesquisar o ano exato, mas só para dar um exemplo básico, Kobe e Iverson já fizeram parte de um mesmo quinteto ideal da liga.

  • God Usopp

    Ridículo se não for o Westbrook.

  • Alex Vilela

    MVP – é para o maior cestinha de um time top 3 na sua conferencia. Parece que fazer algo que ninguém fez nos ultimos 50 anos nao vale de nada.

    • Matheus Oliveira

      Mesmo com esses números do Westbrook, o impacto do Harden é gigantesco. Barba tem comido a bola..
      E quanto aos Tds… Harden sempre beira TD sem forçar stat. Se ele se preocupasse com isso, teria poucos a menos que o Westbrook. Sempre fica 1, 2 rebotes do TD…
      É absurdo os TDs dele também, se for esse quesito. 40, 50 pontos com quase 20 assistências cestas decisivas e os caralhos todo.
      Resumo: O Harden tem um impacto monstruoso.

  • Já viram o time de pelada que o OKC tem? Estamos falando de uma temporada histórica, surreal, de um cara que até ano passado era considerado uma fraude, uma sombra do Durant, um idiota sem QI de basquete.

    Quando Kobe liderou aquele Lakers ridículo e não ganhou o MVP já foi, no mínimo, polêmico, mas afinal era o Kobe e não esperava-se menos que a excelência. Agora estamos falando do Westbrook. um cara que não era nem considerado uma estrela de primeira grandeza da liga, sempre a sombra do outro gênio que era o Durant.

    Para mim West tem muito mais motivos para ser o MVP do que para não ser.

    • MDias

      Continua sendo o WesTO de sempre e continua sem QI também.
      Praticamente apenas ele tem a posse de bola durante o jogo. Monopólio absoluto da bola slc.

  • Harden merecido, vem jogando muita bola, sem forçar números, fazendo o time jogar melhor.

  • TRUETHIAGO

    Nas bolsas de apostas esportivas ele também lidera, mas a cotação do Westbrook está bem próxima. Em 3º o Leonard, mais distante, seguido pelo LeBron.

  • Evandro

    Na minha opinião, Gardenia está jogando o fino da bola, mas o problema é que se torna bem mais fácil jogar este final da bola em apenas uma parte da quadra!! fico imaginando os números de Leonard e LJ se só jogassem com a bola como joga o Harden !! Se os números deles já são excelentes no ataque tendo que se esforçar o jogo todo para tb defender , imaginem se eles só se preocupassem em jogar com a bola na não o que fariam no ataque!!! Se o OJC pegar a quarta posição do Jazz o MVP deve ser dado ao WB, fora isso para Leobard ou LJ!! Nunca daria o MVP para um jogador que só joga com a bola na mão !! Seus números teriam que ser mais bem expressivos no ataque que ios de LJ e Leonard no ataque e não são !! WB joga o tempo todo com a bola na mão errando ou acertando é isso tem impacto direto nos seus números, mas pelo menos são números incríveis !! Problema é a classificação do seu time, que na minha há opinião tem influência direta por ele estar sempre com a bola!! Se conseguir a quarta colocação será merecido seu MVP, se ficar entre o 5 e 7 não será até pela própria tradição da liga de premiar o líder de uma campanha sólida da franquia e não do líder de uma campanha individual e com o time mal colocado !!

  • Evandro

    Pela idade e os números absurdos que está conseguindo e as médias de aproveitamento e a importância que tem para o time , meu MVP e o LJ se os Cavs se mantiverem na liderança !! Para mim o MVP deve sair do líder ou no máximo vice líder da conferência !!

    Mas daria ao WB se pelo menos o OKC terminasse em 4 por seus números !!

    Assim como o MVP das finais deve sair do time campeão o MVP da regular deve sair da campanha líder ou vice líder de conferência! Mas como algo incrível está acontecendo podemos avaliar esta condição entre a 3 e 4 colocação !! Fora isso WB não seria merecedor

    • LETS GO CAVS.

      Cara, concordo contigo, ainda mais com aquela pipocada que o Westbrook deu ontem contra o Warriors