Warriors varre Spurs, conquista o Oeste e chega às finais pelo terceiro ano seguido

Em possível despedida de Ginobili, Curry e Durant colocam ponto final na série

Fonte: Em possível despedida de Ginobili, Curry e Durant colocam ponto final na série

(4) Golden State Warriors 129 x 115 San Antonio Spurs (0)

https://www.youtube.com/watch?v=R_6Mr7mDGpA

De olho em confirmar a vaga para a final com direito a três varridas, o Golden State Warriors fez o esperado e derrotou o San Antonio Spurs pela quarta partida seguida, colocando um ponto final à final da Conferência Oeste.

Novamente sem Kawhi Leonard, a lista de desfalques do Spurs se estendeu com a ausência de David Lee. Com seu plantel extremamente debilitado, o técnico Gregg Popovich optou por escalar Manu Ginobili no quinteto titular: foi a primeira partida que o argentino começou jogando desde 2013. Foi de Ginobili a primeira cesta do jogo, dando ao Spurs uma rara liderança no confronto contra a equipe de Oakland. A vantagem, contudo, foi passageira, e bastaram alguns minutos para o Warriors se encontrar em quadra e o placar apontar 21 a 7 para os visitantes, com 16 pontos divididos igualmente entre Kevin Durant e Stephen Curry. O resto do período foi mais equilibrado, mas a essa altura o estrago já estava parcialmente feito.

O segundo período do Warriors foi esplêndido do ponto de vista ofensivo: foram 34 pontos com um ótimo aproveitamento nos arremessos da equipe. Apesar disso, o Spurs também produziu bem no ataque. Em certo momento, a diferença caiu para oito, após jogada de três pontos convertida por Danny Green. Em particular, o segundo período da franquia texana foi marcado pelos jogadores menos experientes, como Kyle Anderson, aparecendo bem. Contudo, estava muito difícil de segurar o ataque comandado dos visitantes, que era comandado por Draymond Green: o ala-pivô do Warriors foi responsável direto por dez dos últimos catorze pontos da equipe no primeiro tempo. Catorze foi também a vantagem do Warriors ao final da partida: 65 a 51.

No terceiro período, a impressão é que o Warriors abaixou um pouco ritmo, sentindo que a vitória já estava garantida. Com isso, erros displicentes foram se acumulando, e o Spurs tentava aproveitar-se ao máximo destes. Contudo, sempre que a vantagem caía e a torcida se empolgava, Durant ou Curry pareciam ter a resposta para manter uma confortável liderança. Durant, por sinal, foi extremamente eficiente em seus arremessos, convertendo nove dos seus primeiros onze tentados. O Spurs tentava explorar a grande diferença de desperdícios de posse (que chegou a ficar 14 a 4 em benefício dos texanos), mas o maior cuidado com a posse de bola não foi adequadamente aproveitado, e a equipe rumou ao período final perdendo por 17.

No último quarto, a torcida do Spurs já estava ciente que a reação era praticamente inconcebível. Com isso, o foco se transferiu para Manu Ginobili: com 39 anos, o ala-armador multicampeão está cada vez mais perto de se aposentar, tendo já fortemente considerado essa opção ao final da última temporada. Sem saber se contará com o retorno do argentino para 2017-2018, a plateia no AT&T Center tratou de ovacionar cada toque na bola de Manu, e todos ficaram em pé para aplaudi-lo quando Popovich o sacou do jogo, com pouco mais de dois minutos para o fim da partida. Fora isso, o jogo foi insosso no período derradeiro, sem muita coisa em disputa. Com apenas suplentes no final, a partida terminou com o placar indicando 129 a 115 para o Warriors.

Sem nenhuma derrota nessa pós-temporada, o Warriors caminha para sua terceira final seguida da NBA, e aguarda o vencedor do Leste para o primeiro jogo das finais, que será realizado em 1º de junho. Já o Spurs se despede após mais uma excelente temporada, marcada por contusões dos principais jogadores da equipe nos momentos mais decisivos da temporada.

Destaques

Golden State

Stephen Curry: 36 pontos, cinco rebotes e seis assistências
Kevin Durant: 29 pontos, 12 rebotes e quatro assistências
Draymond Green: 16 pontos, oito rebotes e oito assistências
Ian Clark: 12 pontos
Klay Thompson: dez pontos e seis rebotes

San Antonio

Kyle Anderson: 20 pontos, seis rebotes e quatro roubadas de bola
Manu Ginobili: 15 pontos, sete assistências e três roubadas de bola
Pau Gasol: 14 pontos e nove rebotes
Patty Mills: 14 pontos e quatro rebotes
Jonathon Simmons: 13 pontos, cinco rebotes e quatro assistências

 

 

Últimas Notícias

Comentários