O pivô brasileiro Anderson Varejão está oficialmente de volta ao Cleveland Cavaliers. O atleta capixaba, de 38 anos, assinou nesta terça-feira (4) um contrato de dez dias com a franquia de Ohio e ‘volta para casa’ após cinco anos para a disputa da reta final da temporada regular.

Campeão da NBA em 2017, Varejão ajudou o Cavs a vencer a Conferência Leste em 2007 e 2015. Ele é um dos grandes ídolos da história da equipe, tendo sido homenageado diversas vezes pela organização, inclusive, com três edições da ‘Noite das Perucas’ (Wig Night).

Varejão, que não atua profissionalmente há dois anos, deverá estar à disposição do técnico J.B. Bickerstaff já para o jogo desta quarta-feira (5), contra o Portland Trail Blazers, na Rocket Mortgage Fieldhouse.

“Por mais de uma década, tive o privilégio de vestir dourado e vinho e jogar para os fãs que sempre me inspiraram a dar o melhor de mim em cada jogo, em cada noite. Estou muito feliz em poder vestir a camisa do Cavaliers novamente e reviver as lembranças de defender esta cidade e franquia que eu tanto amo. Sou muito grato por essa oportunidade e pelo amor e apoio de minha esposa, Stacy, e da minha filha, Serenee”, afirmou Anderson, que atuou pelo Cavs entre 2004 e 2016.

Varejão será o quarto brasileiro nesta temporada da NBA. Raulzinho (Washington Wizards), Cristiano Felício (Chicago Bulls) e Didi Louzada (New Orleans Pelicans) são os outros. Dezessete anos após sua estreia pelo Cavs (4 de novembro de 2004, contra o Miami Heat), Anderson vai reencontrar antigos companheiros de equipe como Matthew Dellavedova e Kevin Love.

Pela franquia, somando temporada regular, playoffs e finais, o capixaba disputou 662 jogos e anotou 4.905 pontos, 4.839 rebotes, 747 assistências e 436 tocos, em 12 temporadas e meia. Em números de temporada regular, Anderson é o oitavo jogador com mais jogos pelo time de Cleveland, o oitavo em tocos e em roubos de bola, e o sexto em número total de rebotes (o quarto em ofensivos e o sétimo em defensivos).