O Los Angeles Clippers confirmou que o astro Kawhi Leonard passou por uma cirurgia nessa terça-feira para reparar ruptura parcial no ligamento cruzado anterior do joelho direito. O problema físico, sofrido já na reta final da campanha angelina nos playoffs, tirou a referência da equipe dos últimos oito jogos da temporada – incluindo todas as partidas da final do Oeste. O time não definiu prazo para o retorno às quadras do ala. 

 

A lesão foi sentida no último período da quarta partida das semifinais de conferência, contra o Utah Jazz, e foi conduzida envolta em mistério. A questão foi tratada como mera entorse ao longo dos playoffs e a disponibilidade do atleta de 30 anos nunca foi descartada. Ele era considerado um quadro analisado dia-a-dia, embora várias vezes sequer tenha optado por ficar com o restante do elenco no banco de reservas. 

Embora não exista informações oficiais sobre o tempo de recuperação, a expectativa é que Leonard seja uma ausência em longo prazo. A cirurgia de reconstrução parcial do ligamento não teria grandes alterações em relação à reconstrução total e, por isso, a reabilitação projeta levar tempo bastante semelhante. Nesse caso, nós estaríamos trabalhando com um desfalque de seis a 12 meses no Clippers. 

 

A situação física do jogador também pode ser decisiva para seus planos na offseason que está para começar. Ele possui uma cláusula de extensão automática de contrato para a próxima temporada no valor de US$36 milhões e, agora, a tendência é que a opção seja exercida. Com isso, o astro passará a ser agente livre em julho de 2022, quando será elegível para um vínculo de US$181.5 milhões por quatro anos. 

“Obviamente, se eu estiver saudável, a melhor decisão para mim seria declinar essa opção. Mas isso não significará, necessariamente, que vou ficar ou ir embora de Los Angeles. Estou focado em desempenhar o meu melhor basquete nessa temporada e vamos conversar sobre isso quando for o momento certo”, avaliou Leonard, em uma entrevista concedida em dezembro do ano passado sobre o assunto. 

 

O histórico recente de lesões do craque sugere que seu afastamento das quadras vai estar mais próximos dos 12 do que seis meses. Depois de deixar o San Antonio Spurs, mesmo saudável, o veterano ala passou mais de uma temporada sem disputar partidas em noites consecutivas por precaução. Ele já havia perdido nove dos últimos dez jogos da temporada regular por conta de uma lesão não detalhada no pé. 

Leonard possui um dos currículos mais pesados entre os jogadores de sua geração, com a conquista de dois títulos como MVP das finais por dois times diferentes antes dos 30 anos de idade – Spurs e Toronto Raptors. Eleito para o Jogo das Estrelas e o quinteto ideal da liga nessa temporada, o futuro integrante do Hall da Fama registrou médias de 24.8 pontos (com mais de 51% de aproveitamento nos arremessos de quadra), 6.5 rebotes e 5.2 assistências. 

 

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:   

Instagram 
YouTube 
Twitter 
Canal no Telegram 
Apostas – Promocode JUMPER