Bam Adebayo: “Toco em Tatum foi jogada mais importante de minha carreira”

Pivô do Heat conseguiu bloqueio impressionante em tentativa de enterrada para assegurar vitória no primeiro jogo das finais do Leste

Fonte: Pivô do Heat conseguiu bloqueio impressionante em tentativa de enterrada para assegurar vitória no primeiro jogo das finais do Leste

Qual é a sensação de fazer a jogada mais importante de sua vida? Bam Adebayo viveu esse momento nessa terça-feira. A cinco segundos do fim da prorrogação, o pivô do Miami Heat deu um toco fantástico em Jayson Tatum em uma tentativa de enterrada que empataria a primeira partida das finais do Leste para o Boston Celtics. O lance sacramentou a vitória da equipe da Flórida por 117 a 114.

“Playoffs, instantes decisivos… Essa foi, definitivamente, a jogada mais importante da minha carreira. Era o momento em que precisávamos que desse o toco, fui lá e bloqueei. Queria dizer mais sobre o que passava em minha cabeça, mas é difícil de explicar algo que aconteceu tão rápido para mim. Tinha que fazer a jogada, fiz a jogada. Acho que foi puro instinto”, contou o jovem astro do Heat, após o jogo.

E tratou-se de mais do que uma jogada emblemática para Adebayo. Foi um lance único e histórico na história recente da NBA: segundo a ESPN Stats & Info, o pivô tornou-se o primeiro atleta a bloquear um arremesso para empatar ou virar uma partida de playoffs no último minuto de relógio desde a aplicação do sistema de acompanhamento e registro lance-a-lance da liga (play-by-play), em 1997.

“Essa é uma defesa que vence campeonatos. É um daqueles lances de que vamos relembrar em uns 10 ou 15 anos, voltar para assistir aos vídeos. Foi uma jogada fantástica. E isso mostra que precisamos confiar uns nos outros. Estamos falando isso desde o começo dos playoffs: confiar. Hoje, Bam foi quem apareceu com um toco incrível e decidiu para nós”, celebrou o ala Jae Crowder.

Para o técnico Erik Spoelstra, por mais instintivo que possa ser, o lance decisivo de Adebayo diz muito sobre a dedicação e espírito vencedor do seu comandado. Não é segredo para ninguém que vários atletas – astros, em especial – não se empenham em contestar enterradas para “preservar” suas imagens de jogadas possivelmente humilhantes. Nunca foi o caso do jovem pivô de Miami, segundo o treinador.

“Esse lance poderia facilmente ter sido uma enterrada de pôster. E acreditem em mim: muitos atletas não estariam dispostos a tentar o toco e se exporem dessa maneira. Jayson tinha um bom ângulo e o espaço para infiltrar. Às vezes, contra esse nível de competição, você precisa fazer jogadas que simplesmente não dá para explicar. É o que Bam fez hoje”, reverenciou Spoelstra.

A plasticidade do toco de Adebayo e Tatum foi surpreendente para todos, mas o astro Jimmy Butler avisa: só se surpreende com esse caráter decisivo do pivô quem não acompanhou o Heat na temporada. “Tenho dito isso o ano inteiro e vou falar mais uma vez: Bam é parte enorme de nosso sucesso. Essa é uma jogada vencedora. Mais uma de tantas. Ele tem sido o nosso salvador em vários momentos da campanha”, concluiu o ala-armador e líder do Heat.

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:  

Instagram
Youtube
Twitter
Facebook    

Últimas Notícias

Comentários