Baylor bate Gonzaga e conquista o título inédito do Torneio da NCAA. No duelo entre as duas equipes melhores ranqueadas no March Madness, a universidade texana deu uma verdadeira aula de basquete contra o favorito. A decisão do College foi disputada nesta segunda-feira (5), na bolha de Indianápolis, e Baylor venceu por 86 a 70.

A conquista de Baylor coroa uma temporada espetacular da equipe, já que sofreu apenas duas derrotas em 29 partidas na fase regular.

O jogo

Baylor dominou as ações, nos dois lados da quadra, desde o começo da partida. A equipe texana sabia que a aplicação na defesa seria fundamental para frear o melhor ataque do College, sobretudo cortando as linhas de passe para o pivô Drew Timme, e forçando Gonzaga a cometer erros. Baylor abriu 11 a 1 nos primeiros quatro minutos de jogo, com o domínio da dupla de armadores formada por Davion Mitchell e Jared Butler. Já Gonzaga viu o seu jogo ser mais prejudicado após o seu principal atleta, o armador Jalen Suggs, ir para o banco de reservas depois de apenas três minutos em quadra por ter cometido duas faltas.

A equipe texana terminou o primeiro tempo dominando a tábua de rebotes ofensivos (oito a um) e com um aproveitamento espetacular de 58,3% nos arremessos do perímetro (sete cestas em 12 tentativas). Baylor foi para o intervalo com uma vantagem de dez pontos: 47 a 37. No segundo tempo, Gonzaga esboçou uma reação, liderada por Suggs, mas não foi páreo para a atuação consistente do adversário. No final, título merecido de Baylor, que comandou o placar de ponta a ponta.

Por conta do grande desempenho no March Madness, Mitchell deverá subir nas projeções do Draft 2021, com potencial para se tornar uma escolha Top 10. Eleito o melhor jogador da final, Butler também ganha moral e se consolida como uma legítima escolha Top 20. Com relação ao time de Gonzaga, Suggs foi, de longe, o melhor do time na decisão, e fez uma temporada muito boa. Por isso, é nome forte no Top 3 do recrutamento deste ano.

Baylor
Jared Butler: 22 pontos, sete assistências e quatro bolas de três pontos convertidas
MaCio Teague: 19 pontos
Davion Mitchell: 15 pontos, seis rebotes e cinco assistências
Adam Flagler: 13 pontos
Mark Vital: seis pontos e 11 rebotes

Gonzaga
Jalen Suggs: 22 pontos
Drew Timme: 12 pontos, cinco rebotes, dois tocos e cinco desperdícios de bola
Corey Kispert: 12 pontos