Bucks visita Casa Branca e retoma tradição após cinco anos

A última equipe campeã a visitar o presidente dos EUA foi o Cavaliers, em 2016

Bucks Casa Branca Fonte: Mandel Ngan/AFP

O Milwaukee Bucks foi recebido na Casa Branca pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nessa segunda-feira (8). Assim, Giannis Antetokoumpo e companhia retomaram a tradição em que o campeão da NBA visita a sede do poder executivo do país após um título. Esse tipo de encontro não acontecia há cinco anos, desde 2016, quando o presidente era Donald Trump.

O Bucks foi elogiado por Biden não apenas por sua conquista em quadra, mas também pelos esforços em promover a vacinação contra o coronavírus. Além disso, o presidente norte-americano relembrou e parabenizou o ativismo de alguns jogadores da franquia, nos casos de assassinato por racismo de Jacob Blake e George Floyd, em maio e agosto de 2020. Na ocasião, a equipe como um todo se recusou a disputar o Jogo 5 de primeira rodada de playoffs contra o Orlando Magic. Com isso, a decisão do Bucks desencadeou no cancelamento de outras partidas na temporada 2019-20.

Publicidade

“Você defendeu a justiça e a paz após o tiroteio de Jacob Blake em Kenosha, Wisconsin, e conseguiu engajar as pessoas”, disse Biden.

Antetokounmpo, que foi um dos líderes dos protestos, teve sua história de vida lembrada pelo presidente. Em seguida, após a cerimônia, o grego revelou ter se emocionado. Do mesmo modo, ficou orgulhoso pelo seu ativismo e de seus companheiros ter sido destacado. “O que fizemos nunca aconteceu no esporte. Estou orgulhoso dos meus companheiros por termos conseguido ficar no vestiário, falar sobre isso, dar voz à nossa opinião. Eu fui capaz de me posicionar por algo que acredito”.

Publicidade

Contexto dos últimos anos

O presidente em exercício, independentemente do partido, recorrentemente homenageia campeões de diversos esportes no país com uma cerimônia em sua residência oficial. Sempre que isso acontece, o comandante-chefe posa para fotos e sai com uma camisa do time em questão.

Entretanto, o último time da NBA a visitar a Casa Branca foi o Cleveland Cavaliers, poucos dias depois de Trump ser eleito presidente, e enquanto Barack Obama ainda estava no cargo. No entanto, no ano seguinte, em 2017, Trump desconvidou o Golden State Warriors depois que Stephen Curry alegou preferir não participar do encontro.

Publicidade

Em 2018, as finais foram novamente entre Warriors e Cavaliers. Assim, como LeBron James também era um crítico do presidente, ele optou por não formalizar nenhum convite. Posteriormente, com o título do Toronto Raptors, a visita foi feita ao parlamento canadense. Por fim, em 2020, no título do Los Angeles Lakers, quaisquer visitas foram suspensas por conta da pandemia da COVID-19.

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Publicidade

Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER

Últimas Notícias

Comentários