Nessa terça-feira (10), o Vera Cruz Campinas anunciou a contratação da estrela Damiris Dantas, do Minnesota Lynx, da WNBA. O contrato será válido apenas durante o Campeonato Paulista de 2020, no qual a equipe se encontra invicta.

Em 2020, Damiris Dantas foi uma das principais atletas da bolha da WNBA, a liga americana de basquete feminino. Em 22 partidas, ela teve médias de 12.9 pontos (46.4% nos arremessos de quadra, 43.3% nas bolas de três e 72.7% em lances livres), 6.1 rebotes e 2.6 assistências.

Aos 27 anos e com experiência internacional, a ala-pivô retorna ao Brasil após três anos. Em sua última passagem, ela atuou pelo Corinthians e levou o prêmio de cestinha e MVP das finais da LBF. Em 98 jogos pela competição, ela tem médias de 17.3 pontos e 7.7 rebotes.

DESIGUALDADE NAS MODALIDADES

Ainda durante a temporada 2020 da WNBA, Damiris renovou contrato com o Minnesota Lynx por duas temporadas. A competição foi encerrada no último dia 06 de outubro e só retorna no próximo ano, dessa forma as atletas precisam buscar alternativas na offseason. Isso porque, o salário recebido por elas não é suficiente para aguardar o reinicio da liga americana, o qual é demonstrado em um valor muito menor do que na NBA, por exemplo. Por isso, é comum que as atletas procurem outros campeonatos em diversos países para suprir as dificuldades enfrentadas pela desigualdade no esporte. Leia mais sobre aqui.

O Campeonato Paulista de Basquete Feminino teve início no último dia 16 de outubro e conta com sete equipes, sendo elas: Apagebask/Guarulhos, Bax Catanduva, Ituano, Pró-Esporte/Sorocaba, Santo André/Apaba, Sesi Araraquara e Vera Cruz Campinas. Atualmente, apenas Vera Cruz e Ituano estão invictos com quatro vitórias em quatro jogos.

A estreia de Damiris Dantas deve ocorrer no próximo dia 13 de novembro, às 19h (horário de Brasília), diante do Santo André/Apaba. A transmissão fica por conta do canal do Youtube da GCS Sports.

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece no basquete:  

Instagram
Youtube
Twitter
Facebook