A expectativa do torcedor do Boston Celtics finalmente foi cumprida: a equipe acertou a chegada de um reforço usando a tão comentada exceção salarial gerada pela saída de Gordon Hayward. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o ala-armador Evan Fournier foi adquirido pelo Celtics em troca fechada com o Orlando Magic nessa quinta-feira. A franquia da Flórida vai receber o armador Jeff Teague e duas futuras escolhas de segunda rodada de draft na transação.

O jogador francês estava disponível para negociações desde o início da semana e vários repórteres confirmaram que o time de Boston sempre esteve os principais interessados. Charlotte Hornets, Dallas Mavericks e New York Knicks eram apontados como os outros possíveis destinos para o atleta de 28 anos. O repórter Keith Smith, do portal Yahoo! Sports, apurou que o anúncio oficial do negócio pode ser adiado em algumas horas para o envolvimento de outras equipes.

Parte do contrato de Fournier está sendo “absorvida” pela folha salarial do Celtics por meio da já citada exceção, já que Teague possui um vínculo menor do que Fournier. A direção de Orlando planeja dispensar o veterano armador, permitindo que atue por um time de playoffs. Além disso, o repórter Adam Himmelsbach (Boston Globe) apurou que Boston pretende renovar o vínculo do seu novo contratado na offseason.

A saída do ala-armador titular é mais um passo na desconstrução do elenco do Magic, iniciada pela surpreendente negociação de Nikola Vucevic para o Chicago Bulls. É esperado que, nas próximas horas, a franquia ainda confirme as saídas de Aaron Gordon (Denver Nuggets seria o atual favorito para adquiri-lo) e, possivelmente, do reserva Terrence Ross (com o Los Angeles Lakers surgindo como forte interessado agora).

A tendência é que Fournier assuma a condição de principal pontuador saindo do banco do Celtics, uma peça que a equipe realmente buscava na semana de fechamento da janela de transferências. O atleta da seleção francesa, às vésperas de testar o mercado como agente livre irrestrito, vive uma das melhores temporadas da carreira: em 26 jogos disputados, ele anota médias de 19.7 pontos (recorde da carreira), 2.9 rebotes e 3.7 assistências, com quase 39% de acerto nos tiros de longa distância.

Confira como ficou a troca entre Magic e Celtics centrada em Evan Fournier:

Celtics recebe

Evan Fournier (contrato expirante de US$17.2 milhões)

Magic recebe

Jeff Teague (contrato expirante de US$2.5 milhões)
Duas escolhas de segunda rodada do draft (aguarda informações adicionais)