Central do Draft: Ja Morant é o novato do mês de novembro

Eric Paschall e Tyler Herro completam o pódio

Fonte: Eric Paschall e Tyler Herro completam o pódio

Por Lucas Torres, da Central do Draft

Terminado novembro – primeiro mês completo desde o início da temporada da NBA, elegemos os três novatos que mais se destacaram no período. Fato curioso é que, excluindo as cinco partidas realizadas no mês de outubro, o combo guard Kendrick Nunn (Miami Heat) não teve produção suficiente para compor o Top 3 – cenário que indica uma queda de produção depois de um início avassalador. Em seus últimos cinco jogos na temporada, aliás, Nunn apresentou números inconsistentes com médias de 12.0 pontos, 38.7% de aproveitamento nos arremessos de quadra e apenas 0.8 lances-livres por partida.

Confira abaixo os três melhores calouros de novembro:

Publicidade

 

1) Ja Morant (Memphis Grizzlies) 
Números: 19 pontos, 6.8 assistências, 2.9 desperdícios de bola, 1.2 roubo de bola / 44.6% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 5.4 lances-livres por jogo

Publicidade

O início conturbado, com desperdícios de bola nos quatro jogos do mês de outubro (cinco turnovers e cinco assistências por jogo no período), foi rapidamente superado – exibindo o enorme QI de basquete do armador, que já se sente em casa na NBA, com 2.3 assistências para cada turnover cometido em novembro.

Tal como fez no College, Morant impôs seu atleticismo de tirar o fôlego e o controle de bola avançado para ultrapassar seus adversários sem dificuldade a fim de ‘morar’ no garrafão ofensivo – área na qual concentrou incríveis 73.5% de suas tentativas de arremesso de quadra.

Publicidade

Como boa estrela que será, o novato está gradualmente se colocando no grupo daqueles jogadores que o defensor ‘sabe o que ele quer fazer e ainda assim não consegue pará-lo’.

Publicidade

 

2) Eric Paschall (Golden State Warriors)
Números: 18.1 pontos, 5.8 rebotes, 47.8% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 5.2 lances-livres por jogo

‘Com um novembro inteiro para chamar de seu’, após as lesões de Stephen Curry e – posteriormente – D’angelo Russell, Paschall aproveitou a oportunidade de ser o ponto focar da equipe de Steve Kerr para demonstrar a capacidade de ser um mismatch a partir da posição 4: e com muito móvel e confortável para colocar a bola no chão contra jogadores tão pesados quanto ele (116kg); e muito forte e físico para jogadores mais leves.

Publicidade

Fazendo jus ao histórico dos jogadores de Villanova, Paschall não hesitou em recorrer ao ‘bully ball’ – abusando do contato físico para chegar aos seus lugares preferidos em quadra. A abordagem lhe rendeu média importante de 5.2 lances-livres por partida e aproveitamento de 65.3% na área restrita – segundo maior entre os novatos com ao menos três tentativas por jogo (o primeiro foi PJ Washington, com 69.9%).

Maior surpresa da classe de 2019 até aqui, o ala-pivô mostrou ainda ótimo toque em seu arremesso de média distância (41.9%) – arma para a qual recorreu para punir jogadores que buscaram antecipar suas infiltrações e o permitiu evitar as faltas de ataque (apenas 1.7 turnover), em geral comuns a jovens tão físicos quanto ele.

Publicidade

https://www.youtube.com/watch?v=F8AV5Rk5_ZE

 

3) Tyler Herro (Miami Heat)
Números: 14.5 pontos, 3.6 rebotes, 45.6% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 43.1% de aproveitamento no perímetro, com 5.4 arremessos por jogo

Publicidade

Maior gatilho da classe de 2019, Herro tem feito excepcional trabalho fora da bola. No mês de novembro, Herro – que converteu 48% de uma média de 4.2 tentativas de três pontos em situações de catch and shoot – produziu a excelente marca de 1.08 ponto por posse de bola quando utilizado correndo em torno de screens e foi o terceiro melhor da liga em cenários de spot-up, com 1.57 ponto por posse. Tais números são suficientes para colocá-lo no grupo dos arremessadores de elite da liga – independente de suas idades, à frente de nomes como Buddy Hield e JJ Reddick.

https://www.youtube.com/watch?v=3_gS39QpY-U

 

Acompanhe a Central do Draft diariamente:

no Instagram: http://instagram.com/centraldodraft

no Facebook: http://facebook.com/centraldodraft

Publicidade

e no site: www.centraldodraft.com.br

Últimas Notícias

Comentários