Central do Draft: LaMelo Ball se consolida como prospecto Top 5 do Draft de 2020

Curta passagem pela Austrália pode ser considerada muito positiva para o prospecto

Fonte: Curta passagem pela Austrália pode ser considerada muito positiva para o prospecto

Por Lucas Torres, da Central do Draft

LaMelo Ball

Posição: armador
Equipe: Illawarra Hawks
Nacionalidade: estadunidense
Projeção no Draft de 2020: TOP 5
Medidas: 2,01m de altura e envergadura de 2,06m

Na última semana, foi anunciado que LaMelo Ball não atuará mais pela equipe australiana do Illawarra Hawks – a fim de focar na recuperação de uma lesão óssea no pé esquerdo e na preparação para o Draft de 2020. Apesar do final precoce, sua passagem pela ‘NBL’ pode ser considerada muito positiva.

Exibindo visão de jogo e criatividade semelhantes às de seu irmão Lonzo, o garoto que, nos tempos de high school atuava como um cestinha puro, deu lugar a um atleta capaz de mudar o jogo com o ritmo que estabelece – encorajando os companheiros a correr a quadra com sua inteligência para explorar o jogo de transição – seja acelerando com a bola nas mãos ou avançando-a com passes longos. Diferentemente de Lonzo, no entanto, o impacto de LaMelo como playmaker não se restringe à quadra aberta.

Com um controle de bola de elite para um jogador de 2,01m, Ball desmonta defesas na meia quadra com sua habilidade de bater seu defensor inicial com dribles avançados, bem como de manter o drible vivo contra dobras e pressões em cenários de pick and roll – constantemente colocando seu time em superioridade numérica. O pacote o permitiu acumular média de 6.8 assistências (2.72 assistências para cada turnover) em seus 17 jogos na Austrália.

Como pontuador, LaMelo mostrou facilidade para criar separação e tirar seu arremesso longo a qualquer momento, bem como tremendo toque em seus floaters ambidestros ao redor do aro (17.0 pontos por jogo). Sua seleção de arremessos, porém, foi muito questionável na maior parte do tempo. O armador não hesitou em chutar bolas a três passos da linha dos três pontos em um approach que se traduziu em pífios 37.5% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 25% dos três pontos. Apesar disso, não há dúvida entre os scouters que Ball é um arremessador melhor do que o seu percentual indica – já que o jovem demonstrou ótimo toque em todos os níveis.

Sua atuação como defensor – apesar de, em alguns momentos, frustrar pela falta de engajamento nas jogadas – foi na maior parte do tempo encorajadora. Isso porque, também como o irmão Lonzo, ‘Melo’ mostrou tremendos instintos de antecipação (1.6 roubo de bola por jogo) e presença na tábua de rebotes (7.6 por jogo).

Seja em primeiro (como no Mock da ESPN Americana), terceiro (como no da Central do Draft) ou em quarto (como no Mock do Jumper Brasil), Ball provou na Austrália ser um dos principais talentos da classe de 2020 e, sem dúvida, uma estrela no próximo nível.

Acompanhe a Central do Draft diariamente:

no Instagram: http://instagram.com/centraldodraft

no Facebook: http://facebook.com/centraldodraft

e no site: www.centraldodraft.com.br

Últimas Notícias

Comentários