Está no ar a Coluna Baloncesto de 21/11/2021, enfatizando os acontecimentos envolvendo os clubes espanhóis, que formam a liga de basquete mais forte do mundo sob as regras da FIBA e cuja seleção masculina é a atual campeã mundial.

Dois clubes da Liga ACB demitem seus treinadores; Barcelona e Real Madrid lideram a Euroliga; Espanha convocada com três novidades.

LIGA ACB

Numa jornada marcada pelo fim da invencibilidade do Barcelona, que havia conseguido seu melhor início de Liga nos últimos 33 anos, Clevin Hannah, armador do Andorra, e Ante Tomic, pivô do Joventut Badalona, foram designados os Jogadores da Rodada 10.

O norte-americano Hannah, que completou 200 jogos na Liga, conseguiu tal reconhecimento pela segunda vez na carreira. Já o croata alcança tal designação pela oitava vez, mas não recebia desde a temporada 2018/19.

O pivô cubano Jasiel Rivero foi eleito o Melhor Jogador Latino-americano da Rodada 10, com 18 pontos, sete rebotes, uma assistência e cinco faltas sofridas, em 22 minutos em quadra. É a quinta vez na carreira que recebe tal nomeação, a segunda na atual temporada. Na classificação geral, ele está em sétimo lugar, com 23. O uruguaio Bruno Fitipaldo, do Tenerife, lidera com 47 pontos, 14 a mais que o ganhador do prêmio nas últimas duas temporadas, o ala brasileiro também do Tenerife, Marcelinho Huertas.

San Pablo Burgos anunciou que colocou fim no vínculo do técnico croata Zan Tabak. Ele havia chegado nesta temporada ao time burgalês, vindo do Zielona Góra, da Polônia.

O montenegrino Dusko Ivanovic teve seu contrato rescindido pelo Baskonia, após mal começo de temporada. Foram 13 derrotas e apenas oito triunfos. Seu substituto já foi anunciado e apresentado: o croata Neven Spahija, de 59 anos, e campeão com o clube na Liga de 2008.

O Real Betis anunciou a desvinculação do ala-armador Khadeen Carrington, trinitário de 26 anos, e do pivô montenegrino Mark Todorovic, de 29, que tinham contrato até o final da temporada.

Breogán x Joventut Badalona, pela 11ª rodada, foi adiado para o dia 30 de dezembro, em função do aparecimento de um caso de COVID-19 no time galego. 

LIGA LEB ORO

Com o fim da oitava rodada, o Estudiantes assumiu a liderança isolada da segunda divisão do país, com sete vitórias e um revés. Dividem o segundo lugar, com seis triunfos e duas derrotas: Granada (melhor defesa), Coruña (melhor ataque), Palencia, Oviedo e Lleida. Fecham o G-8, com quatro e quatro, Castelló e Gipuzkoa. Valladolid, Cáceres, Melilla e Almansa estão fora pelos critérios de desempate. 

EUROLIGA

Com o fim da 11ª rodada da edição 2021/22 da Euroliga, Barcelona (melhor defesa) e Real Madrid (melhor ataque) passam a dividir a liderança, com nove vitórias e duas derrotas, seguidos por Milan-ITA e Zenit-RUS, com oito triunfos e três derrotas. O Baskonia, com quatro e sete, respectivamente, ocupa a 14ª colocação. 

EUROCUP

Foi realizada a quinta rodada da edição 2021/2022 da EuroCup, que conta com quatro representantes espanhóis e nova forma de disputa. Após turno e returno dentro das chaves (18 rodadas), os oito primeiros avançarão aos playoffs.

No Grupo A, em duelo espanhol, o Joventut Badalona bateu o Andorra por 90 a 80 (23 x 20, 30 x 16, 25 x 21 e 12 x 23), no Palau Olimpic de Badalona, com 18 pontos de Ante Tomic, que teve um desempenho espetacular: simplesmente 100% de aproveitamento. Os mandantes tiveram um péssimo aproveitamento nas bolas de três (24 lançadas e somente sete convertidas) e os andorranos tiveram apenas um jogador com dois dígitos: justamente o cestinha do jogo, Codi Miller-McIntyre, com 22 pontos.

No Grupo B, o Gran Canaria ganhou do Bursaspor-TUR por 85 a 74, em pleno Tofas Spor Saloniu (26 x 19, 19 x 19, 24 x 11 e 16 x 25). Acertando metade de suas bolas de três (oito em 16), os espanhóis tiveram os cestinhas, Artem Pustovyi e John Shurna, com 20 pontos anotados.

O Valencia, em La Fonteta, venceu o Bourg en Bresse-FRA por 98 a 95 (24 x 17, 26 x 26, 20 x 28 e 28 x 24), com cinco jogadores com mais de dez pontos: Xabi López-Arostegui (18), Jaime Pradilla (16), Jasiel Rivero (16), Klemen Prepelic (15) e Bojan Dubljevic (13). Os visitantes, muito bem nas bolas de três (12 certas em 23), tiveram o Rasheed Sulaimon como cestinha, com 25 pontos, um a mais que o companheiro Calvin Harris Jr.

O Joventut Badalona passa a dividir a liderança com o Lokomotiv Kuban Krasnodar-RUS e o Partizan-SER, todos com quatro vitórias e um revés. O Andorra é o quinto, com três triunfos e duas derrotas No B, o Gran Canaria, com quatro triunfos e um revés, segue na co-liderança, ao lado do Buducnost-MNE, enquanto o Valencia permanece em quarto lugar, com três vitórias e duas derrotas. 

CHAMPIONS LEAGUE

Pela sétima semana da temporada 2021/2022, em jogo válido pela quarta rodada do Grupo C, o Unicaja Málaga foi batido pelo Dijon-FRA por 78 a 68 (21 x 15, 26 x 17, 13 x 17 e 18 x 19), fora de casa, perdendo a sua invencibilidade no torneio.

Já o San Pablo Burgos venceu o Oldenburg-ALE, por 85 a 72, de virada, fora de casa (14 x 25, 17 x 14, 24 x 16 e 30 x 17), com 21 pontos do cestinha Dani Díez. O brasileiro Vítor Benite, em 30 minutos em quadra, marcou 16 pontos, pegou quatro rebotes e deu duas assistências. Com o resultado, o atual campeão pulou para a liderança isolada do Grupo H. 

SELEÇÃO ESPANHOLA

Sergio Scariolo convocou a seleção espanhola para os primeiros jogos da janela FIBA visando a Copa do Mundo de 2023. A primeira lista após a aposentadoria dos irmãos Gasol tem 16 nomes para enfrentar Macedônia do Norte (dia 26 de novembro, em Skopje) e Geórgia (dia 29, em Jaén).

Único a atuar no exterior, Quino Colom, do AEK-GRE, é o único campeão do mundo na relação, que tem três debutantes: Dani Pérez (Manresa), Yankuba Sima (Manresa) e Jaime Pradilla (Valencia). Os outros são: Víctor Arteaga (Andorra), Jonathan Barreiro (Unicaja Málaga), Darío Brizuela (Unicaja Málaga), Alberto Díaz (Unicaja Málaga), Dani Díez (San Pablo Burgos), Jaime Fernández (Unicaja Málaga), Fran Guerra (Tenerife), Xabi López-Aróstegui (Valencia), Joel Parra (Joventut Badalona), Oriol Paulí (Andorra), Miquel Salvó (Gran Canaria) e Joan Sastre (Tenerife).

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER