Apresentado na temporada passada, o play-in veio para ficar na NBA, mas em 2020-21 a liga mudou as regras de sua repescagem e, aqui, você fica sabendo como tudo funciona. Diferente do que aconteceu na “bolha” de Orlando, quando oitavo e nono de cada conferência disputariam a última vaga, caso a diferença entre eles ficasse até três vitórias, na atual campanha, do sétimo ao décimo vão tentar as últimas duas posições nos playoffs.

No ano passado, o Portland Trail Blazers encarou o Memphis Grizzlies e precisava de apenas uma vitória em até três partidas para ficar com a oitava posição do Oeste. O Grizzlies tinha de vencer dois dos três jogos para seguir. O time de Portland venceu por 130 a 109 e pegou o Los Angeles Lakers na primeira rodada da pós-temporada em seguida.

Para 2020-21, no entanto, a regra é um pouco diferente. A disputa, que será entre os dias 18 e 21 de maio, terá, primeiro, um jogo entre o sétimo e o oitavo de cada conferência. Quem vencer, garante o sétimo lugar. Depois, jogam nono e décimo. O vencedor encara o perdedor do primeiro embate pela última vaga. Uma vitória neste jogo coloca o time em oitavo nos playoffs.

Hoje, na conferência Oeste, a classificação está assim:

7° – Portland Trail Blazers (36 vitórias, 28 derrotas)
8° – Memphis Grizzlies (32 vitórias, 31 derrotas)
9° – Golden State Warriors (32 vitórias, 32 derrotas)
10° – San Antonio Spurs (31 vitórias, 32 derrotas)

Blazers e Grizzlies disputariam a sétima vaga, enquanto Warriors e Spurs se enfrentariam para disputar o jogo decisivo. Supondo, apenas como exemplo pelas campanhas, que Blazers e Warriors vençam suas partidas, o time do Oregon estaria garantido com a sétima posição e o último confronto ficaria entre Grizzlies e Warriors. O vencedor, fica com o oitavo lugar no chaveamento.

Após a rodada de domingo, Dallas Mavericks, Los Angeles Lakers e Blazers estão empatados com 36 vitórias e 28 derrotas. No critério de desempate, o Mavs é o quinto, Lakers aparece em sexto, enquanto Blazers cairia para a repescagem.

No Leste, o Boston Celtics caiu para sétimo, com 34 vitórias e 31 derrotas e enfrentaria o oitavo, o Charlotte Hornets, com 31 vitórias e 34 derrotas. Indiana Pacers, o nono, com 30 vitórias e 33 derrotas, pegaria o Washington Wizards, que possui 29 vitórias e 35 derrotas. A regra é a mesma: o vencedor entre Celtics e Hornets garante o sétimo lugar, enquanto quem vencer entre Pacers e Wizards encara o perdedor do primeiro para completar o chaveamento da conferência.