Começa neste sábado (19) mais uma edição da Liga ACB, o campeonato nacional de basquete da Espanha. E, como não poderia deixar de ser, o Jumper Brasil preparou um guia da principal liga doméstica do basquete europeu.

Em função da pandemia do novo coronavírus, nenhum clube foi rebaixado e o Gipuzkoa, oriundo da segunda divisão, ganhou na Justiça o direito de participar da competição.

A temporada 2020/21 é a 65ª desde que ainda era conhecida como Liga Nacional, em 1956/57. Atual campeã mundial, e uma das principais forças do basquete neste século, a Espanha atrai muitos olhares dos apaixonados pelo esporte da bola laranja.

Desde a sua fundação, apenas três das 75 associações que participaram do campeonato estiveram sempre na elite: Real Madrid, Estudiantes e Joventut Badalona. Se os dados forem referentes apenas à Liga ACB, cujo início foi em 1983, também se inclui o Barcelona.

Das 28 edições da Liga Nacional, o Real Madrid venceu 22 e acabou quatro vezes como vice-campeão. Os outros vencedores foram o Barcelona, com três conquistas, o Badalona, com duas, e o Baskonia, atual detentor do troféu. Depois que a competição passou para a ACB, foram sete agremiações diferentes campeãs: o Barça ganhou em 15 ocasiões, o Real em 13, o Baskonia em quatro, o Badalona em duas, e Manresa, Málaga e Valencia, uma cada.

É também do Real Madrid a maior sequência de títulos: dez, entre 1967/68 e 1976/77. Sob a chancela da ACB, o Barcelona é quem tem mais taças consecutivas: quatro (1986/97 a 1989/90).

O espanhol Alberto Herreros, que marcou 9.759 pontos entre 1988 e 2005, é o maior pontuador da história da competição. O norte-americano Mike Phillips, que jogou entre 1979 e 1990, é o de melhor média: 23,16 por jogo. O espanhol Felipe Reyes, ainda em atividade aos 40 anos de idade, é o jogador mais partidas disputadas: 772, desde a sua estreia em 1998.

Dos 288 jogadores registrados na ACB para esta temporada, sete são brasileiros: Marcelinho Huertas (Tenerife), Vítor Benite (San Pablo Burgos), Augusto Lima e Rafa Luz (UCAM Murcia), Léo Meindl (Fuenlabrada), Felipe dos Anjos (Bilbao) e Vinícius Lúcio (Joventut Badalona). Dentre os 19 técnicos há dois estrangeiros: o campeão Dusko Ivanovic (montenegrino) e Sarunas Jasikevicius (lituano).

Regulamento

Ao todo, 19 equipes participam da disputa. Após turno e returno (38 rodadas), os oito primeiros colocados avançam aos playoffs e os três últimos são rebaixados. As quartas de final e as semifinais são em melhor de três partidas. Já a final acontecerá em melhor de cinco jogos. Ao final do turno, os sete primeiros se classificam para a disputa da Copa do Rei, junto com a equipe anfitriã, em jogos únicos eliminatórios (total de sete partidas).

Primeira rodada

19/09 (sábado): Obradoiro x Fuenlabrada / Joventut Badalona x Unicaja Málaga / Gran Canaria x Bilbao / Gipuzkoa x Real Madrid
20/09 (domingo): Estudiantes x Manresa / Tenerife x Zaragoza / Andorra x UCAM Murcia / Baskonia x Valencia / Barcelona x San Pablo Burgos

Veja aqui a tabela de jogos da temporada.

 

Confira os elencos e a análise de cada uma das 19 equipes

 

Andorra

Nono colocado na última temporada, o Andorra está na elite desde 2014/2015. A equipe trouxe como principal reforço o armador Sergi García, que estava no campeão Baskonia. Um de seus principais jogadores é o senegalês Moussa Diagne, que sofreu com lesões na temporada passada.

Elenco

PG: Clevin Hannah (32 anos, norte-americano naturalizado senegalês) / Sergi García (23 anos, espanhol) / Charlon Kloof (30 anos, surinamês)
SG: Jeremy Senglin (25 anos, norte-americano) / David Jelinek (30 anos, tcheco) / Guille Colom (29 anos, andorrano)
SF: Oriol Paulí (26 anos, espanhol) / Haukur Palsson (28 anos, islândes)
PF: Bandja Sy (30 anos, francês) / Nacho Llovet (29 anos, espanhol) / Tyson Pérez (24 anos, espanhol)
C: Moussa Diagne (26 anos, senegalês) / Malik Dime (27 anos, senegalês) / Babatunde Olumuyiwa (28 anos, serraleonês)

Técnico: Ibon Navarro
Destaques: Oriol Paulí, Moussa Diagne e Clevin Hannah
Ambição na temporada: vaga nos playoffs

 

Barcelona

Vice campeão nas últimas duas temporadas, o Barça não conquista um título há seis anos. Manteve a base, entre eles Nikola Mirotic, MVP do último campeonato, e se reforçou com Nick Calathes, destaque do Panathinaikos, da Grécia. A equipe catalã tem dois campeões do mundo: Víctor Claver e Pierre Oriola. No início da nova temporada, o Barcelona foi vice da Supercopa, perdendo a final para o arquirrival Real Madrid.

Elenco

PG: Nick Calathes (31 anos, grego) / Thomas Heurtel (31 anos, francês)
SG: Kyle Kuric (31 anos, norte-americano) / Adám Hanga (31 anos, húngaro) / Leandro Bolmaro (20 anos, argentino)
SF: Víctor Claver (32 anos, espanhol) / Cory Higgins (31 anos, norte-americano) / Álex Abrines (27 anos, espanhol)
PF: Nikola Mirotic (29 anos, montenegrino nauralizado espanhol) / Pierre Oriola (28 anos, espanhol) / Rolands Smits (25 anos, letão)
C: Brandon Davies (29 anos, ugandês) / Artem Pustovyi (28 anos, ucraniano)

Técnico: Sarunas Jasikevicius
Destaques: Nikola Mirotic, Nick Calathes e Brandon Davies
Ambição na temporada: título

 

Baskonia

Surpreendente campeão da última temporada, o time basco perdeu um de seus destaques, o ala-pivô georgiano, Tornike Shengelia, que foi para o CSKA Moscou, da Rússia, mas manteve o armador argentino Luca Vildoza, herói do título e eleito o melhor jogador da final.

Elenco

PG: Luca Vildoza (25 anos, argentino) / Pierriá Henry (27 anos, norte-americano)
SG: Zoran Dragic (31 anos, esloveno) / Arturs Kurucs (20 anos, letão)
SF: Rokas Giedraitis (28 anos, lituano) / Tadas Sedekerskis (22 anos, lituano) / Sander Raieste (21 anos, estoniano)
PF: Achille Polonara (28 anos, italiano) / Alec Peters (25 anos, norte-americano)
C: Tonye Jekiri (26 anos, nigeriano) / Youssoupha Fall (25 anos, senegalês) / Ilimane Diop (25 anos, espanhol)

Técnico: Dusko Ivanovic
Destaque: Luca Vildoza
Ambição na temporada: título

 

Bilbao

Vindo da Liga Oro como vice-campeão, conseguiu um lugar na fase final, mas fez uma campanha ruim e acabou em 12º lugar. Trouxe sete reforços, ninguém de destaque, entre eles o pivô brasileiro Felipe dos Anjos.

Elenco

PG: Jonathan Rouselle (30 anos, francês) / Ludde Hakanson (24 anos, sueco)
SG: Jaylon Brown (26 anos, norte-americano) / Quentin Serron (30 anos, belga) / Tomeu Rigo (23 anos, espanhol)
SF: Jaroslaw Zyskowski (28 anos, polonês) / Álex Reyes (26 anos, espanhol)
PF: Arnoldas Kulboka (22 anos, lituano) / Aaron Jones (27 anos, norte-americano)
C: Ondrej Balvín (28 anos, tcheco) / Moses Kingsley (25 anos, nigeriano) / Felipe dos Anjos (22 anos, brasileiro)

Técnico: Álex Mumbrú
Destaques: Arnoldas Kulboka, Jaylon Brown e Ondrej Balvín
Ambição na temporada: vaga nos playoffs

 

Estudiantes

Um dos clubes que jamais foram rebaixados, o Estudiantes não disputa os playoffs desde 2009/2010. No último campeonato, o time acabou em 18º lugar, ou seja, na última posição, sendo salvo pela pandemia do novo coronavírus. Sua aposta para a temporada, o croata Duje Dukan, que vinha de três anos na NBA G-League, não funcionou e já saiu. A equipe madrilenha trouxe dois reforços do basquete turco: John Roberson (Galatasaray) e Nemanja Djurisic (Besiktas).

Elenco

PG: John Roberson (31 anos, norte-americano naturalizado bósnio) / Aleksandar Cvetkovic (27 anos, sérvio) / Nacho Arroyo (20 anos, chileno)
SG: Aleksa Avramovic (25 anos, sérvio) / Dovydas Giedraitis (20 anos, lituano) / Adams Sola (20 anos, espanhol)
SF: Edwin Jackson (31 anos, francês) / Édgar Vicedo (26 anos, espanhol)
PF: Alec Brown (28 anos, norte-americano) / Nemanja Djurisic (28 anos, montenegrino)
C: Víctor Arteaga (28 anos, espanhol) / Ángel Delgado (25 anos, dominicano)

Técnico: Javier Zamora
Destaques: Edwin Jackson, Aleksa Avramovic e Alec Brown
Ambição na temporada: evitar o rebaixamento

 

Fuenlabrada

Foi salvo do rebaixamento pela mudança no regulamento após ficar em penúltimo (17º lugar). Desde que retornou à elite, em 2005/06, a equipe só chegou aos playoffs em 2010/11. Trouxe um novo treinador e sete reforços, entre eles o brasileiro Léo Meindl, que estava no São Paulo, mas ainda assim lutará para não cair.

Elenco

PG: Tomás Bellas (33 anos, espanhol) / Melo Trimble (25 anos norte-americano) / Ziga Samar (19 anos, esloveno)
SG: Obi Emegano (27 anos, nigeriano naturalizado britânico) / Álex Urtasun (36 anos, espanhol) / Marc García (24 anos, espanhol)
SF: Léo Meindl (27 anos, brasileiro) / Christian Eyenga (31 anos, congolês)
PF: Vyacheslav Bobrov (28 anos, ucraniano) / Siim-Sander Vene (29 anos, estoniano)
C: Robert Upshaw (26 anos, norte-americano) / Chema González (29 anos, espanhol) / Osas Ehigiator (20 anos, espanhol)

Técnico: Paco García
Destaques: Léo Meindl e Robert Upshaw
Ambição na temporada: evitar o rebaixamento

 

Gran Canaria

Sétimo colocado na última temporada, após terminar a fase regular em 11º lugar, o Gran Canaria trouxe o norte-americano A.J. Slaughter, que havia se destacado no Betis, mas o contrato foi rescindido por um problema de saúde.

Elenco

PG:  Andrew Albicy (30 anos, francês) / Frankie Ferrari (24 anos, italiano) / Fabio Santana (28 anos, espanhol)
SG: Amedeo Della Valle (27 anos, italiano) / Stan Okoye (29 anos, nigeriano)
SF: Javi Beirán (33 anos, espanhol) / Demonte Harper (31 anos, norte-americano)
PF: John Shurna (30 anos, norte-americano) / Beqa Burjanadze (26 anos, georgiano)
C: Matt Costello (27 anos, norte-americano) / Jacob Wiley (26 anos, norte-americano) / Olek Balcerowski (19 anos, polonês)

Técnico: Porfirio Fisac
Destaques: Andrew Albicy, Matt Costello e Amedeo Della Valle
Ambição na temporada: vaga nos playoffs

 

Gipuzkoa

Depois de ter a sua vaga confirmada contra a vontade da ACB, o time da cidade de San Sebastián quer fazer boa campanha e não apenas lutar para se manter na elite. Foram oito contratações feitas pelo clube basco, com destaques para Jaime Echenique, que estava na Universidad de Wichita State (NCAA), dos Estados Unidos, e para o argentino Lucas Faggiano, que jogou a última edição do NBB pelo time de Bauru.

Elenco

PG: Lucas Faggiano (31 anos, argentino) / Jan Span (27 anos, esloveno)
SG: Johnny Dee (27 anos, norte-americano) / Mikel Motos (27 anos, espanhol) / Xabi Oroz (24 anos, espanhol)
SF: Pere Tomàs (31 anos, espanhol) / Brandone Francis (26 anos, dominicano)
PF: William Magarity (27 anos, sueco) / Dino Radoncic (21 anos, montenegrino) / Julen Olaizola (27 anos, espanhol)
C: Viny Okouo (23 anos, congolês) / Jaime Echenique (23 anos, colombiano)

Técnico: Marcelo Nicola
Destaques: Johnny Dee e Lucas Faggiano
Ambição na temporada: evitar o rebaixamento

 

Joventut Badalona

Um dos principais clubes do país, o Badalona não leva o troféu desde a temporada 1991/92 e, na última temporada, acabou em décimo lugar. O campeão mundial com a seleção espanhola, Pau Ribas, e o pivô croata Ante Tomic, ambos ex-Barcelona, são os grandes reforços para a temporada.

Elenco

PG: Ferran Bassas (28 anos, espanhol) / Nenad Dimitrijevic (22 anos, macedônio) / Arturs Zagars (20 anos, letão)
SG: Pau Ribas (33 anos, espanhol) /  Albert Ventura (28 anos, espanhol)
SF: Xabi López-Aróstegui (23 anos, espanhol) / Shawn Dawson (26 anos, israelense) / Joel Parra (20 anos, espanhol)
PF: Conor Morgan (26 anos, canadense) / Vladimir Brodziansky (26 anos, eslovaco) / Arnau Parrado (20 anos, espanhol)
C: Ante Tomic (33 anos, croata) / Simon Birgander (23 anos, sueco) / Vinícius Lúcio (19 anos, brasileiro)

Técnico: Carles Durán
Destaques: Pau Ribas, Ante Tomic e Xabi López-Aróstegui
Ambição na temporada: vaga nos playoffs

 

Manresa

Eliminado ainda na primeira fase na temporada 2019/20, participa pela terceira vez seguida da elite e lutará para retornar aos playoffs. O elenco do clube catalão foi completamente renovado, com oito caras novas e apenas quatro permanências.

Elenco

PG: Makai Mason (25 anos, alemão) / Dani Pérez (30 anos, espanhol) / Jonathan Tabu (34 anos, belga)
SG: Janari Joesaar (26 anos, estoniano) / Rafa Martínez (38 anos, espanhol) / Guillem Jou (23 anos, espanhol)
SF: Seth Hinrichs (27 anos, norte-americano) / Juan Pablo Vaulet (24 anos, argentino)
PF: Eulis Báez (38 anos, dominicano) / Scott Eatherton (28 anos, norte-americano)
C: Martynas Sajus (24 anos, lituano) / Yankuba Sima (24 anos, espanhol)

Técnico: Pedro Martínez
Destaques: Makai Mason e Seth Hinrichs
Ambição na temporada: evitar o rebaixamento

 

Obradoiro

Desde que voltou à elite, em 2011/12, só passou da primeira fase em 2012/13, quando terminou em oitavo lugar. Foi o 13º na temporada passada. Seu principal destaque, o grego Kostas Vasileiadis, foi embora. Ao todo chegaram oito caras novas.

Elenco

PG: Pepe Pozas (28 anos, espanhol) / Kartal Ozmizrak (25 anos, turco) / Albert Oliver (42 anos, espanhol), Rafa García (20 anos, espanhol)
SG: Kassius Robertson (29 anos, canadense) / Laurynas Beliauskas (23 anos, lituano)
SF: Chris Czerapowicz (29 anos, sueco) / Álvaro Muñoz (29 anos, espanhol)
PF: Jake Cohen (30 anos, israelense) / Mike Daum (24 anos, norte-americano) / Álex Suárez (26 anos, espanhol)
C: Laurynas Birutis (23 anos, lituano) / Steven Enoch (23 anos, norte-americano naturalizado armênio)

Técnico: Moncho Fernández
Destaques: Kassius Robertson, Jake Cohen e Laurynas Birutis
Ambição na temporada: evitar o rebaixamento

 

Real Betis

Campeão da Liga Oro em 2018/19, conseguindo o acesso à elite depois de apenas uma edição na segunda divisão do país, ficou em 15º lugar na temporada passada. O capitão Pablo Almazán segue no elenco, que tem oito novidades.

Elenco

PG: T.J. Campbell (32 anos, norte-americano) / Ryan Harrow (29 anos, norte-americano) / Mike Torres (25 anos, espanhol)
SG: James Feldeine (33 anos, dominicano) / Tobias Borg (26 anos, sueco)
SF: Yakuba Ouattara (28 anos, francês) / Pablo Almazán (31 anos, espanhol)
PF: Nick Kay (28 anos, australiano) / Obi Enechionyia (25 anos, nigeriano)
C: Nick Spires (26 anos, sueco) / Youssou Ndoye (29 anos, senegalês) / Mamadou Niang (26 anos, senegalês)

Técnico: Curro Segura
Destaques: Nick Kay e James Feldeine
Ambição na temporada: evitar o rebaixamento

 

Real Madrid

Segundo colocado na fase regular, o time merengue fez feio na fase final e sequer chegou às semifinais, terminando em sexto lugar. Começou bem a temporada 2020/21, conquistando o bicampeonato da Supercopa. O Real Madrid tem dois campeões mundiais (Llull e Rudy) e três vices (Campazzo, Deck e Laprovittola). Dois de seus atletas estiveram na seleção jovem do último campeonato: Usman Garuba e Carlos Alocén, este vindo do Zaragoza. O outro reforço é Alberto Abalde, ex-Valencia. Em contrapartida, Campazzo deverá deixar a equipe, em breve, rumo à NBA.

Elenco

PG: Facundo Campazzo (29 anos, argentino) / Sergio Llull (32 anos, espanhol) / Carlos Alocén (19 anos, espanhol) / Nico Laprovíttola (30 anos, argentino)
SG: Jaycee Carroll (37 anos, norte-americano naturalizado azerbaijano) / Fabien Causeur (33 anos, francês) / Rudy Fernández (35 anos, espanhol)
SF: Alberto Abalde (24 anos, espanhol) / Gabriel Deck (25 anos, argentino) /Jeff Taylor (31 anos, sueco) / Boris Tisma (18 anos, croata)
PF: Anthony Randolph (31 anos, norte-americano naturalizado esloveno) / Trey Thompkins (30 anos, norte-americano)
C: Walter Tavares (28 anos, cabo-verdiano) / Usman Garuba (18 anos, espanhol) / Felipe Reyes (40 anos, espanhol)

Técnico: Pablo Laso
Destaques: Facundo Campazzo, Sergio Llull, Anthony Randolph e Walter Tavares
Ambição na temporada: título

 

San Pablo Burgos

Na elite há três temporadas, o Burgos conseguiu passar da fase regular pela primeira vez e conquistou vaga nas semifinais, ficando em quarto lugar. Perdeu o pivô brasileiro Augusto Lima, mas manteve o seu compatriota, o ala-armador Vítor Benite, e trouxe três jogadores que fizeram bom campeonato na última edição: Omar Cook, Jordan Sakho e o campeão mundial Xavi Rabaseda. Pode surpreender de novo.

Elenco

PG: Alex Renfroe (34 anos, norte-americano naturalizado bósnio) / Omar Cook (38 anos, norte-americano naturalizado montenegrino) / Kristian Kullamaee (21 anos, estoniano)
SG: Thad McFadden (33 anos, norte-americano naturalizado georgiano) / Vítor Benite (30 anos, brasileiro) / Álex Barrera (28 anos, espanhol)
SF: Xavi Rabaseda (31 anos, espanhol) / Miquel Salvó (25 anos, espanhol)
PF: Jasiel Rivero (26 anos, cubano) / Ken Horton (31 anos, norte-americano) / Alberto Alonso (19 anos, espanhol)
C: Dejan Kravic (30 anos, sérvio naturalizado canadense) / Jordan Sakho (23 anos, congolês) / Goran Huskic (28 anos, sérvio)

Técnico: Joan Peñarroya
Destaques: Vitor Benite, Thad McFadden e Alex Renfroe
Ambição na temporada: alcançar as semifinais

 

Tenerife

Oitavo colocado em 2019/20, teve como principais destaques seus dois reforços: o brasileiro Marcelinho Huertas e o geórgio Giorgi Shermadini. Fez boas contratações para esta temporada e buscará um lugar nas semifinais.

Elenco

PG: Marcelinho Huertas (37 anos, brasileiro) / Bruno Fitipaldo (29 anos, uruguaio) / Alberto Cabrera (22 anos, espanhol)
SG: Sasu Salin (29 anos, finlandês) / Dejan Todorovic (23 anos, sérvio) / Álex López (29 anos, espanhol)
SF: Santi Yusta (23 anos, espanhol) / Dani Díez (27 anos, espanhol) / Sergio Rodríguez (26 anos, espanhol)
PF: Emir Sulejmanovic (25 anos, bósnio) / Aaron Doornekamp (34 anos, canadense) / Tyler Cavanaugh (26 anos, norte-americano)
C: Giorgi Shermadini (31 anos,georgiano ) / Georgios Bogris (31 anos, grego) / Fran Guerra (27 anos, espanhol)

Técnico: Txus Vidorreta
Destaques: Marcelinho Huertas e Giorgi Shermadini
Ambição na temporada: alcançar as semifinais

 

Unicaja Málaga

Campeão em 2005/06, ano da sua última final, não fica de fora dos playoffs desde a temporada 1993/94 e foi o quinto colocado em 2019/20. Manteve a base e trouxe dois jogadores para compor elenco. Seus principais destaques são o capitão Jaime Fernández e o ala francês Axel Bouteille, que fez parte do quinteto ideal do último campeonato.

Elenco

PG: Jaime Fernández (27 anos, espanhol) / Alberto Díaz (26 anos, espanhol) / Gal Mekel (32 anos, israelense)
SG: Darío Brizuela (25 anos, espanhol) / Adam Waczynski (31 anos, polonês) / Francis Alonso (24 anos, espanhol)
SF: Axel Bouteille (25 anos, francês) / Dragan Milosavljevic (31 anos, sérvio)
PF: Tim Abromaitis (31 anos, norte-americano) Carlos Suárez (34 anos, espanhol)
C: Deon Thompson (32 anos, norte-americano) / Volodymyr Gerun (26 anos, ucraniano) / Yannick Nzosa ()

Técnico: Luis Casimiro
Destaques: Axel Bouteille, Darío Brizuela e Deon Thompson
Ambição na temporada: alcançar as semifinais

 

UCAM Murcia

Na elite desde a temporada 2011/12, só foi aos playoffs em 2015/16. Em 2019/20 ficou na 16ª posição. Contava com um brasileiro no elenco (Rafa Luz) e trouxe outro de volta: Augusto Lima. Não deve ser o suficiente para algo mais que lutar contra o rebaixamento.

Elenco

PG: Rafa Luz (28 anos, brasileiro) / Conner Frankamp (25 anos, norte-americano) / Jordan Davis (23 anos, norte-americano naturalizado azerbaijano)
SG: Peter Jok (26 anos, sudanês) / Sadiel Rojas (31 anos, dominicano) / Marques Townes (25 anos, dominicano)
SF: David DiLeo (22 anos, norte-americano) / D.J. Strawberry (35 anos, norte-americano) / Alex Antetokounmpo (19 anos, grego)
PF: Nemanja Radovic (28 anos, montenegrino) / Rinalds Malmanis (24 anos, letão)
C: Augusto Lima (29 anos, brasileiro) / Emanuel Cate (23 anos, romeno)

Técnico: Sito Alonso
Destaques: Augusto Lima e David DiLeo
Ambição na temporada: evitar o rebaixamento

 

Valencia

Campeão da última Eurocup, foi campeão da ACB em 2016/17 e vai às semifinais desde a temporada 2013/14. Em 2020 ficou em terceiro lugar. Tem um campeão mundial no elenco (Quino Colom) e trouxe dois jogadores que se destacaram no Joventut Badalona: o macedônio Nenad Dimitrijevic, um dos nomes da seleção jovem, e o esloveno Klemen Prepelic, eleito para o quinteto ideal da última temporada.

Elenco

PG: Sam van Rossom (34 anos, belga) / Martin Hermannsson (26 anos, islandês) / Quino Colom (31 anos, espanhol) / Guillem Vives (27 anos, espanhol)
SG: Klemen Prepelic (28 anos, esloveno) / Vanja Marinkovic (23 anos, sérvio)
SF: Nikola Kalinic (29 anos, sérvio) / Joan Sastre (28 anos, espanhol) / Fernando San Emeterio (36 anos, espanhol)
PF: Derrick Williams (29 anos, norte-americano) / Louis Labeyrie (28 anos, francês) / Jaime Pradilla (anos, espanhol)
C: Mike Tobey (26 anos, norte-americano) / Bojan Dubljevic (29 anos, montenegrino)

Técnico: Jaume Ponsarnau
Destaques: Klemen Prepelic, Nikola Kalinic e Derrick Williams
Ambição na temporada: título

 

Zaragoza

Depois de boa campanha na fase regular, foi mal na fase final excepcional e acabou em 11º lugar. Perdeu seu principal destaque, Carlos Alocén, eleito o melhor jogador jovem do campeonato nas últimas duas temporadas, porém o tcheco Vit Krejci, que esteve na seleção jovem de 2019/20, permanece. Novidade no comando do time: Diego Ocampo, que veio do Barça B.

Elenco

PG: Dylan Ennis (28 anos, jamaicano) /  Rodrigo San Miguel (35 anos, espanhol) / Javi García (19 anos, espanhol)
SG: D.J. Seeley (30 anos, norte-americano) / Rasheed Sulaimon (26 anos, norte-americano) / Vit Krejci (20 anos, tcheco)
SF: Robin Benzing (31 anos, alemão) / Nico Brussino (27 anos, argentino)
PF: Jonathan Barreiro (23 anos, espanhol) / Sagaba Konaté (23 anos, malinês) / Jaime Fernández (20 anos, espanhol)
C: Jason Thompson (34 anos, norte-americano) / Tryggvi Hlinason (23 anos, islandês) / Javier Justiz (28 anos, cubano)

Técnico: Diego Ocampo
Destaques: D.J. Seeley e Dylan Ennis
Ambição na temporada: vaga nos playoffs