Conheça os segredos da dieta dos atletas da NBA

Saiba quais alimentos os jogadores ingerem para manterem seus corpos durante uma temporada

segredos dieta atletas NBA Fonte: LOS ANGELES, CA - DECEMBER 27: LeBron James #23 of the Los Angeles Lakers brings the ball up the floor against the Minnesota Timberwolves at Staples Center on December 27, 2020 in Los Angeles, California. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and/or using this photograph, user is consenting to the terms and conditions of the Getty aImages License Agreement. John McCoy/Getty Images/AFP

O basquete é uma das modalidades modernas mais intensas que existem e seus confrontos demandam um alto nível de agilidade física e acuidade mental dos seus atletas.

Isso é ainda mais real quando se fala sobre os seletos membros da National Basketball Association (NBA), que é conhecida por manter os melhores jogadores das mais diversas partes do mundo.

Além de um alto nível de talento natural e anos de treinamento rigoroso, um dos grandes responsáveis pela performance desses jogadores é a alimentação e abaixo será possível conhecer os segredos da dieta de sucesso dos atletas da NBA.

Quem são os responsáveis por montar a dieta dos jogadores da NBA

As demandas de energia durante um jogo de quatro períodos da NBA são gigantescas e mesmo durante as sessões de treinamento, sejam elas dentro ou fora da temporada, a quantidade de energia gasta pelos jogadores é simplesmente enorme.

Dessa maneira, os atletas da NBA precisam de uma alimentação composta por alimentos adequados que atendam suas demandas energéticas e lhes forneçam o combustível necessário para um desempenho de alto nível em cada um dos diversos jogos que participarem.

A importância da nutrição não deve ser subestimada em um regime de treinamento e a NBA conta com diversos chefs e nutricionistas estrelados que são responsáveis por determinar a alimentação dos seus jogadores.

Por exemplo, quando se fala em relação ao Los Angeles Lakers, o grande responsável pela alimentação do elenco que conta com estrelas como LeBron James, Russel Westbrook e Anthony Davis é Tim DiFrancesco.

DiFrancesco é o grande responsável pela mudança de hábitos alimentares de diversos jogadores bem-sucedidos da NBA e é o grande responsável por criar dietas focadas em maximizar a performance dos atletas nas quadras, o que faz com que um exemplo do seu programa de alimentação seja uma das melhores formas de mostrar como os jogadores efetivamente se alimentam.

O que os jogadores comem nas três refeições principais

Segundo um cardápio criado por DiFrancesco, fora uma boa dose de hidratação a base de água, uma dieta ideal para os atletas começa com um café da manhã reforçado que inclui alimentos como cogumelos, ovos com as gemas e queijos – normalmente em forma de uma deliciosa omelete proteica.

Além disso, os carboidratos são uma parte importante para fornecer energia rápida e limitar a sensação de fadiga, de modo que alimentos como o mingau de aveia e a tradicionais panquecas americanas também devem ser consumidas.

Já para o almoço e o jantar, a maior parte dos cardápios criados por DiFrancesco costuma envolver uma quantidade generosa de carnes magras como frango e peixes, além de vegetais como alface, frutas como tomate e sementes como chia, que proporcionam um alto nível de satisfação.

Outra parte crucial de uma dieta de um atleta de alta performance envolve ingerir alimentos para o cérebro, de forma que diversos atletas da NBA consomem grandes quantidades de alimentos como vegetais com folhas verdes, oleaginosas e ômega 03.

O velho ditado “mente sã, em corpo são” não poderia ser mais real e enquanto alguns alimentos como as carnes magras são escolhidos para manter o corpo dos jogadores com a melhor funcionalidade possível, esses últimos são integrais para garantir que eles consigam ter um desempenho mental adequado.

O basquete conta com diversos momentos de pressão em que uma única bola pode decidir uma partida, de modo que o consumo dos alimentos mencionados acima garante que os atletas tenham os combustíveis necessários para tomar as melhores decisões possíveis nessas situações cruciais.

Reprodução

Lanches saudáveis também fazem parte da dieta

É verdade que as três refeições principais são a base das dietas dos jogadores da NBA, mas com a alta demanda energética que eles possuem é impossível se manter satisfeito com apenas três refeições – e é aí que entram os lanches saudáveis.

No lugar de opções ricas em açúcar ou refrigerantes, que contam com diversos malefícios comprovados e podem comprometer a performance desses atletas, os lanches designados para eles por chefs como DiFrancesco costumam ser opções que proporcionam uma alta sensação de saciedade com níveis adequados de gordura e proteínas.

Por exemplo, um lanche da tarde poderia ser composto por alimentos como manteiga de amendoim, chips de couve e iogurte grego.

Entretanto, é impossível viver uma vida totalmente regrada e até mesmo as dietas mais restritivas dos atletas costumam conter uma ou no máximo duas “refeições do lixo” espalhadas pela semana, que podem ser desde opções de fast food como hamburgueres e pizzas até donuts e cookies.

Considerando tudo, as dietas dos atletas da NBA são surpreendentemente equilibradas, o que indica que qualquer entusiasta interessado em obter uma alta performance em sua rotina pode solicitar a um nutricionista especializado que monte um plano de alimentação similar.

Últimas Notícias

Comentários