Está definido o Final Four da temporada 2020/21 da Euroliga. Nesta terça-feira (4), Anadolu Efes, Olimpia Milano e Barcelona se juntaram ao já classificado CSKA Moscou e alcançaram a fase semifinal do torneio de clubes mais importante fora da NBA. O detalhe é que esses times tiveram as quatro melhores campanhas da temporada regular. A edição de 2021 será disputada na Lanxess Arena, em Colônia, na Alemanha, entre os dias 28 e 30 de maio. O Final Four apresenta dois jogos de semifinais, decisão de terceiro colocado e a final.

No primeiro jogo do dia, o Anadolu Efes bateu o poderoso Real Madrid por 88 a 83, em Istambul. O duelo foi bastante equilibrado, com o time merengue ligeiramente superior no primeiro tempo e a equipe turca dando o troco na segunda metade. A partida foi decidida somente nos instantes finais. O ala croata Krunoslav Simon acertou uma bola de três pontos, a 39 segundos do fim, que deu a liderança ao Anadolu. Na sequência, o armador Sergio Llull não converteu o arremesso do perímetro que poderia igualar o placar novamente. O ala-pivô norte-americano Chris Singleton e o armador sérvio Vasilije Micic converteram os lances livres que sacramentaram o triunfo do time turco.

Singleton foi o destaque da partida, com 26 pontos e oito rebotes. Outras figuras importantes do Anadolu foram Micic, que anotou 18 pontos e distribuiu cinco assistências, e Simon, que marcou 17 pontos. Pelo Real, o armador argentino Nico Laprovíttola foi o cestinha, com 17 pontos.

Esta é a quarta vez na história que o Efes chega ao Final Four da Euroliga. Vale dizer que o gigante de Istambul ainda não tem um título da competição. Na semifinal, o time turco vai enfrentar o CSKA Moscou, que já conquistou a Euroliga oito vezes.

Na Itália, Olimpia Milano e Bayern de Munique fizeram um duelo com fortes emoções nos instantes finais. O time italiano venceu por 92 a 89, mas levou um susto no minuto final. O gigante alemão fez uma corrida de 10 a 0, em 49 segundos, e ficou a apenas dois pontos atrás no placar. A sete segundos do fim, o ala dinamarquês Shavon Shields, grande nome da partida, anotou o lance livre decisivo para o Milano. O Bayern ainda teve a última posse de bola, mas o ala Paul Zipser não converteu a bola de três pontos que levaria o jogo para a prorrogação.

Shields terminou o duelo como cestinha, com 34 pontos. Ele acertou nove dos 12 arremessos de quadra que tentou, cinco deles do perímetro, e converteu 11 dos 12 lances livres cobrados. Pelo time de Munique, destaque para a dupla de norte-americanos. Jalen Reynolds alcançou o duplo-duplo (19 pontos e dez rebotes) e Wade Baldwin contribuiu com 17 pontos.

No Final Four, a equipe de Milão vai buscar o seu quarto título de Euroliga, sendo que o último foi conquistado em 1988.

No duelo que fechou o dia, o Barcelona não teve dificuldades para eliminar o surpreendente Zenit. Com uma defesa sufocante desde o início da partida, o time catalão venceu por 79 a 53. O ala norte-americano Cory Higgins foi o cestinha, com 15 pontos. O veterano Pau Gasol atuou por 17 minutos, anotou sete pontos e foi muito bem no lado defensivo, com três roubos de bola e quatro tocos. Pela equipe russa, apenas o pivô Alex Poythress alcançou os dois dígitos na pontuação (11). Bem marcado, o Zenit teve um aproveitamento de apenas 31% nos arremessos de quadra, com 20 cestas em 65 tentativas.

Na semifinal, o Barça vai enfrentar o Olimpia Milano. O time catalão busca nesta temporada o seu terceiro título de Euroliga.

 

Final Four – Euroliga 2021

  • (1) Barcelona x Olimpia Milano (4) – 28/05 (com transmissão do DAZN)
  • (2) CSKA Moscou x Anadolu Efes (3) – 28/05 (com transmissão do DAZN)