Documentário produzido por Shaq e Curry ganha Oscar

Ídolos da NBA estão entre produtores de “A Rainha do Basquete”, premiado por contar história de Lusia Harris

curry shaq documentário oscar Fonte: Juan Ocampo/AFP

Para os torcedores da NBA, certamente, a cerimônia do Oscar ficou marcada por mais do que o tapa de Will Smith em Chris Rock. Dois ídolos da liga, afinal, estão por trás de um dos filmes premiados pela Academia neste ano. “A Rainha do Basquete”, produzido por Shaquille “Shaq” O’Neal e Stephen Curry, ganhou o Oscar de melhor documentário em curta metragem neste domingo. 

 

Os craques estão entre os produtores executivos da película de 22 minutos, que conta a história de Lusia Harris. Ela tornou-se uma lenda do basquete feminino norte-americano depois de vencer três títulos universitários e uma medalha de prata olímpica. Essa jogadora, além disso, foi a primeira mulher a ser escolhida no draft da NBA. O New Orleans Jazz selecionou-a na sétima rodada do draft de 1977, mas ela nunca jogou na liga. 

A integrante do Hall da Fama, por fim, ainda é creditada como a primeira mulher a fazer uma cesta no torneio olímpico de basquete feminino. Tudo isso, no entanto, não lhe rendeu o devido reconhecimento. Curry e Shaq, por exemplo, admitiram que estarem envolvidos com o documentário vencedor do Oscar ajudou-os a entender a fascinante história da lendária atleta. 

Mas, infelizmente, Lusia Harris não pôde assistir à consagração máxima do filme, pois faleceu há dois meses.  

Esporte feminino 

O Oscar de curta documental foi recebido pelo diretor do filme, Ben Proudfoot, nesse domingo. Curry e Shaq, aliás, assumiram papel bem mais importante no processo de divulgação do que efetiva produção da película. Em discurso emocionado, ele apontou que o esporte feminino vive um momento histórico e deve receber espaço mais relevante nas narrativas sobre esportes.  

“Se há alguém que duvida que haja audiência para esporte feminino e questione suas histórias, então que esse prêmio da Academia seja uma resposta. Essas histórias são, certamente, valiosas, importantes e entretenimento”, defendeu o realizador. Ele ainda usou o seu discurso para chamar a atenção da situação de Britney Griner, estrela da WNBA presa na Rússia. 

Anteriormente, Kobe Bryant tornou-se o primeiro jogador da NBA a ser vencedor do Oscar. Ele recebeu a estatueta como produtor e também roteirista do curta metragem de animação “Dear Basketball”.  

 

  

Leia mais 

Stephen Curry: “Warriors não pode ceder a mentalidade perdedora”
Governador dos EUA garante que Britney Griner está bem na Rússia
“Se Lakers chegar em oitavo, eliminará o Suns nos playoffs”, prevê Shaq 

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube 

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like, mas não se esqueça de ativar as notificações para não perder nada do nosso conteúdo. 

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:  

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram
BR4BET 

Últimas Notícias

Comentários