A NBA esperou a estreia de Facundo Campazzo no basquete norte-americano com alta expectativa por alguns anos. E, até agora, o craque argentino está correspondendo: ele iniciou a temporada com baixa minutagem, mas já atuou mais de 25 minutos nos cinco últimos jogos da campanha. O aumento do espaço de Campazzo na rotação do Denver Nuggets vem acompanhado de elogios de todos os lados na franquia do Colorado. 

“Facundo ama estar em quadra e joga muito duro, deixa cada gota de suor no chão. É um cara que mergulha no piso para salvar bolas, marca com enorme entrega e adora criar jogadas para os seus companheiros. Ele é um guerreiro a cada posse e, por isso, amamos sua postura. Foi uma adição que prova-se cada vez mais incrível para nós”, celebrou o treinador Michael Malone, em entrevista ao jornal Denver Post. 

Para o armador Jamal Murray, que costuma partilhar poucos minutos de quadra com Campazzo, o novo companheiro contagia os seus companheiros com o empenho que demonstra em quadra. “É bem divertido quando Facundo está em quadra, ainda que atuemos juntos por minutos limitados. Ele é um competidor que desperta o senso de competitividade em todos. Desperta o melhor de mim, inclusive”, exaltou. 

O jogador de 29 anos tornou-se um favorito do torcedor do Nuggets pela postura em quadra e os seus lances – em especial, os passes impressionantes – constantemente tomam conta das redes sociais. Mas, na contramão do que vários fãs podem pensar, ele ainda se vê em adaptação na NBA. O argentino acredita ainda buscar seu espaço com muito esforço, marcação eficiente e poucos desperdícios de bola. 

“Eu estou me sentindo confortável e cada vez mais confiante. Acho que devo agradecer aos meus companheiros e treinador por isso, pois deixam-me jogar da mesma maneira que sempre fiz em minha carreira – focado, duro e trazendo energia na defesa. É claro que ainda estou em adaptação, não é fácil, mas sinto que evoluo a cada jogo, treino e dia aqui”, afirmou Campazzo, justificando o espaço e elogios crescentes no Nuggets. 

O armador atuou no Real Madrid por três temporadas e virou ídolo da torcida merengue antes de assumir a multa contratual para atuar na NBA. Em 27 partidas disputadas na temporada, “Facu” possui médias de 5.5 pontos e 2.0 assistências em 15.0 minutos de ação. Mas, nos cinco jogos mais recentes, os números aumentaram para 14.0 pontos (com 50% de conversão nos arremessos de longa distância) e 3.0 assistências em 29.2 minutos.