O Minnesota Timberwolves encerrou rumores e tem um novo técnico efetivo. De acordo com Shams Charania, do site The Athletic, o jovem Ryan Saunders deixou a condição de interino e assinou contrato para ser promovido como treinador do time nessa segunda-feira. Informações sobre os salários e tempo de duração do vínculo efetivo ainda não são conhecidas.

O profissional de 33 anos é uma figura muito bem avaliada internamente por ser o filho do maior técnico da história da franquia, Flip Saunders, que morreu em 2015. No entanto, além do nome respeitado, ele tem vasta experiência para alguém com tão pouca idade: são dez anos de carreira como assistente na NBA, passando pelo Washington Wizards e o próprio Twolves.

Saunders assumiu o comando interino da equipe de Minnesota em janeiro, suprindo a saída do veterano Tom Thibodeau da organização, tornando-se o treinador mais jovem em atividade na NBA. Segundo Chris Mannix, da revista Sports Illustrated, a efetivação foi uma decisão do recém-contratado presidente de operações, Gersson Rosas, e conta com enorme apoio dentro do elenco.

“Estabilidade é um grande componente para formar uma equipe vencedora na NBA, então eu espero que encontremos uma comissão técnica estável para voltarmos a competir desde o começo da próxima temporada. Para mim, Ryan é um excelente candidato para ficar com o cargo, que fez muita coisa positiva para merecer uma chance”, afirmou o astro Karl-Anthony Towns, em abril.

Outros técnicos também foram entrevistados por Rosas para o cargo, incluindo os auxiliares Juwan Howard (Miami Heat), David Vanterpool (Portland Trail Blazers) e Darwin Ham (Milwaukee Bucks). Saunders comandou o Timberwolves em 42 jogos na atual temporada, com 17 vitórias e 25 derrotas.