Finais da NBA 2022 – Golden State Warriors x Boston Celtics

Decisão começa a ser disputada a partir desta quinta-feira

finais nba warriors celtics Fonte: NOAH GRAHAM/AFP

Confira a previsão que o Jumper Brasil preparou sobre Golden State Warriors x Boston Celtics, que iniciam as finais da NBA nesta quinta-feira (02).

Finais da NBA 2022 –  Golden State Warriors x Boston Celtics

Chegou a hora da decisão. O Golden State Warriors, seis vezes nas finais da NBA nos últimos oito anos, encara o Boston Celtics, 17 vezes campeão, mas que não disputava o título desde 2010. A partir desta quinta-feira, os dois vão definir quem será o vencedor da temporada 2021-22.

Publicidade

Embora as duas equipes não fossem favoritas antes do início da campanha, elas superaram grandes adversários pelo caminho. Durante a fase regular, Warriors e Celtics tiveram muitos altos e baixos, mas compreensíveis pela longa duração. Lesões, problemas internos e trocas mudaram os rumos dos dois times que, nesta quinta-feira, jogam pelo prêmio máximo.

Apesar de tudo o azar do Warriors com contusões de seus principais jogadores desde as finais de 2019, o time está de volta com a mesma base que conquistou três títulos: Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green. Andre Iguodala saiu, disputou uma final pelo Miami Heat, mas voltou e faz parte do elenco, ainda que tenha menos tempo de quadra. Entretanto, a equipe, que voltou para San Francisco após mais de quatro décadas, se reforçou e tem em Andrew Wiggins e Jordan Poole como novas ameaças aos adversários.

Publicidade

Por outro lado, o Celtics não chegou por acaso. O time de Massachusetts era o 11° do Leste em janeiro, mas uma sequência incrível de vitórias mudou os rumos. Muita defesa, mas muito talento ofensivo, especialmente por parte de Jayson Tatum e Jaylen Brown. O técnico Ime Udoka, outrora criticado pelas performances iniciais e por apontar o dedo na hora de reclamar do time, virou o jogo e, agora, é aclamado.

Confrontos na temporada

Golden State Warriors 1 x 1 Boston Celtics

17/12 – Warriors 111 x 107 Celtics
16/03 – Celtics 110 x 88 Warriors

Datas do confronto

02/06: Boston Celtics x Golden State Warriors – 22h (ESPN 2, Band)
05/06: Boston Celtics x Golden State Warriors – 21h (ESPN 2, Band)
08/06: Golden State Warriors x Boston Celtics – 22h (ESPN 2, Band)
10/06: Golden State Warriors x Boston Celtics – 22h (ESPN 2, Band)
13/06: Boston Celtics x Golden State Warriors – 22h (ESPN 2, Band)*
16/06: Golden State Warriors x Boston Celtics – 22h (ESPN 2, Band)*
19/06: Boston Celtics x Golden State Warriors – 21h (ESPN 2, Band)*

Publicidade

* Se necessário

Horários de Brasília

Golden State Warriors (53-29)

De volta às finais da NBA, o Golden State Warriors quer o quarto título do núcleo formado por Stephen Curry, Klay Thompson, Draymond Green e o técnico Steve Kerr. Vencer o Boston Celtics significa o sétimo triunfo da franquia, que começou como Philadelphia Warriors. As lesões que atormentaram o time a partir das finais de 2019 parecem ter dado uma trégua e seus astros estão prontos para enfrentar o Celtics.

Publicidade

Como informamos ontem, Green é o termômetro da equipe. Ele atuou em 46 jogos em 2021-22 e o Warriors venceu 34 deles (quase 74% de aproveitamento), mas quando não jogou (36 partidas), o time ganhou 17 (47.2%).

Agora, um motivo de preocupação para os seus torcedores.

Em dez jogos que Curry foi marcado por Marcus Smart, o camisa 30 possui médias de 24.1 pontos, 4.6 assistências e 42.2% de aproveitamento nos arremessos de três pontos. Até aí, tudo bem. Entretanto, em 2021-22, o armador converteu somente 36% dos arremessos de quadra e 33.3% nos de longa distância. Para apimentar a situação, Curry se lesionou em um lance com Smart durante a atual campanha e Kerr não gostou nada. Como resultado, o astro perdeu 12 partidas e só retornou às quadras, de forma limitada, nos início dos playoffs.

Publicidade

Por outro lado, Klay Thompson, que não atuou nas últimas duas temporadas, disputa a sexta final de NBA consecutiva. E não é que Thompson voltou às quadras em um ótimo nível? Em menos tempo de quadra, ele obteve números similares aos do ano em que se machucou e, nos playoffs, anotou 30 pontos ou mais em três oportunidades.

Time titular: Stephen Curry – Klay Thompson – Andrew Wiggins – Draymond Green – Kevon Looney

 

Boston Celtics (51-31)

De 11° em janeiro a segundo em abril. O Boston Celtics encontrou uma forma de jogar um basquete produtivo e eficaz. Embora seus jogadores não tenham, nem de longe, a experiência dos atletas do Golden State Warriors, o time de Massachusetts não está contente apenas por chegar na decisão. Então, não se trata de uma equipe feliz pela superação. O Celtics quer o 18° título de sua história e vai fazer de tudo para conseguir.

Publicidade

O Celtics sabe que precisa utilizar todas as suas armas para superar o Warriors nas finais da NBA. No entanto, isso não vai acontecer apenas no talento. O time de Boston vai explorar a parte física, com muita intensidade defensiva e bolas de três.

A vantagem que o Warriors teve contra o Dallas Mavericks no garrafão já não vai existir diante do Celtics. É importante dizer, todavia, que o pivô Robert Williams não está em sua melhor condição física. A lesão no joelho, sofrida no fim de março, pode ser um problema. Enquanto ele estiver bem, Williams joga. Mas se as dores seguirem importunando, Ime Udoka deve utilizar Grant Williams em seu lugar.

Publicidade

Jayson Tatum e Jaylen Brown são as principais referências ofensivas, mas Marcus Smart consegue contribuir. O problema principal deles, porém, é o excesso de erros de ataque. Na série contra o Miami Heat, eles cometeram, somados, 9.3 turnovers por jogo. Só os três. O Warriors não costuma poupar seus oponentes quando erram mais que o próprio time. Na temporada regular, a equipe venceu 25 dos 34 jogos quando isso aconteceu, enquanto nos playoffs, são três vitórias em três jogos. Ou seja, para o Celtics ser campeão, é preciso cortar os turnovers.

Time titular: Marcus Smart – Jaylen Brown – Jayson Tatum – Robert Williams (Grant Williams) – Al Horford

 

Palpite Jumper

De acordo com as casas de apostas, o Warriors é ligeiramente favorito, mas não se surpreenda se o Celtics sair como o vencedor. Será uma série muito disputada e que não deve acabar com menos de cinco jogos. No entanto, pelo fato de o Warriors contar com um grupo mais acostumado com decisões, Golden State parece ter as melhores chances.

Publicidade

Warriors em 7

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Publicidade

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like, mas ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Publicidade

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Últimas Notícias

Comentários