Gustavo De Conti é o novo técnico da seleção brasileira. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (20) pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB). O atual treinador do Flamengo substitui o croata Aleksandar Petrovic, que deixou o cargo na semana passada, encerrando um trabalho de quatro anos. A princípio, Gustavo vai acumular as duas funções.

O novo comandante assume o Brasil no ciclo olímpico de Paris 2024, com a missão de levar o país de volta à Olimpíada após ausência em Tóquio. Com a chegada de Gustavo, a seleção volta a ter um técnico nascido no país após 13 anos (o último havia sido Lula Ferreira).

“Agradeço ao presidente da CBB, Guy Peixoto, pelo convite e ao Flamengo pela liberação para seguir no clube e treinar também a seleção. É a realização de um sonho e um desafio na minha carreira. Desde que comecei como treinador de basquete, nas categorias de base do Ypiranga, e depois no Paulistano, por quase 24 anos de carreira, trabalhei com esse objetivo. Não será uma trajetória fácil, o basquete mundial é muito equilibrado, mas tenho certeza que podemos entrar em todas as competições para brigar por coisas boas. Aproveito para pedir a união de toda a comunidade do basquete, pois precisaremos de todos para atingir esse objetivo”, disse De Conti.

O treinador de 41 anos tem no currículo um tricampeonato do NBB, por Paulistano (2017/18) e Flamengo (2018/19 e 2020/21). Além disso, ele foi campeão da última Champions League Américas pelo rubro-negro, campeão paulista em 2017 pelo Paulistano, bicampeão da Copa Super 8 (2018 e 2020/21) e tricampeão carioca com o Flamengo em 2018, 2019 e 2020. Por fim, Gustavo foi eleito o melhor técnico do país em 2014, 2017, 2018 e 2021.

Estreia será em novembro

O primeiro compromisso de Gustavo De Conti com a seleção brasileira é a abertura das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023. Nos dias 26 e 27 de novembro deste ano, o Brasil vai fazer dois jogos contra o Chile. A competição irá classificar sete seleções do continente para a Copa do Mundo.

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER