A NBA anunciou nessa terça-feira (02) que os craques James Harden e Devin Booker foram escolhidos os melhores jogadores do mês de fevereiro nas conferências Leste e Oeste, respectivamente. O armador do Brooklyn Nets conquista a honraria mensal da NBA pela décima vez na carreira, enquanto o jovem astro do Phoenix Suns nunca havia sido premiado anteriormente. 

Harden participou dos 13 jogos do Nets em fevereiro e, na ausência de Kevin Durant, liderou os nova-iorquinos a nove vitórias no período. Ele registrou médias próximas de um triplo-duplo nesse intervalo: foram 25.6 pontos (com 42.9% de aproveitamento nos arremessos de longa distância), 8.8 rebotes e 10.7 assistências. O armador de 31 anos é o quarto atleta da franquia a receber o prêmio mensal da liga e o primeiro desde o ídolo Vince Carter, em abril de 2007. 

Por sua vez, Booker conduziu o Suns a uma campanha de 12 vitórias em 15 partidas no mês com médias de 27.9 pontos, 3.7 rebotes e 4.5 assistências, além de 52.3% de conversão nos arremessos de quadra. Ele chegou ao reconhecimento inédito após vencer o prêmio de melhor jogador da semana na NBA por duas vezes ao longo de fevereiro. Eleito all-star no Oeste pela segunda vez na carreira, o ala-armador é o primeiro atleta do time do Arizona a ganhar a honraria mensal desde março de 2010. 

Além de Harden e Booker, outros 12 jogadores foram citados na votação de melhores de fevereiro: Zach LaVine (Bulls), Luka Doncic (Mavericks), Stephen Curry (Warriors), Jimmy Butler (Heat), Giannis Antetokounmpo (Bucks), Zion Williamson (Pelicans), Julius Randle (Knicks), Nikola Vucevic (Magic), Joel Embiid (Sixers), Damian Lillard (Blazers), Donovan Mitchell (Jazz) e Bradley Beal (Wizards). 

  

LaMelo e Haliburton levam prêmio entre calouros 

A NBA também confirmou que, pelo segundo mês consecutivo, LaMelo Ball e Tyrese Haliburton foram selecionados os melhores calouros do mês nas conferências Leste e Oeste, respectivamente. 

Selecionado na terceira posição do draftLaMelo ajudou o Charlotte Hornets a vencer sete de seus 13 compromissos em fevereiro. O jovem armador foi um dos cinco atletas da NBA inteira a acumular médias de 20.0 pontos, 5.0 rebotes, 5.0 assistências e 1.5 roubos de bola no período. Ele teve oito atuações de 20 ou mais pontos no período, um novo recorde entre os calouros da franquia da Carolina do Norte. 

Já Haliburton, que o Sacramento Kings escolheu na 12a posição do último recrutamento, anotou 16.2 pontos, 3.8 rebotes, 5.3 assistências e 1.8 roubos de bola, além de 45% de aproveitamento nos arremessos de longa distância. Ele está no TOP 3 entre os calouros da temporada em pontuação (13.2), assistências (5.4), roubos de bola (1.4), índice de acerto nos tiros de três pontos (43.3%) e minutos de ação (30.1). 

  

Nash e Snyder são os melhores técnicos de fevereiro

A NBA anunciou ainda que os melhores técnicos de fevereiro na liga foram Steve Nash e Quin Snyder. Essa é a segunda vez que o comandante do Utah Jazz leva o prêmio nessa temporada, enquanto o treinador do Brooklyn Nets foi premiado pela primeira vez na carreira. 

Nash comandou a equipe nova-iorquina ao melhor recorde do Leste no mês, com nove vitórias em 13 jogos, além da primeira sequência de oito triunfos do time em 15 anos. Enquanto isso, Snyder e o Jazz assumiram a liderança do Oeste ao vencer 12 de seus 14 compromissos em fevereiro, postando o melhor net rating – saldo de pontos por 100 posses de bola – da liga no período (12.6). 

Outros quatro treinadores foram citados na votação de fevereiro: Rick Carlisle (Mavericks), Erik Spoelstra (Heat), Mike Budenholzer (Bucks) e Monty Williams (Suns).