A NBA caminha para os playoffs com um panorama bastante aberto quando o assunto são favoritos a conquistar o troféu Larry O’Brien. Com os atuais finalistas fora da zona de mando de quadra e ascensão de novos times ao topo das conferências, tudo indica que existem boas chances de termos uma decisão inédita e imprevisível. Mas a lenda Isiah Thomas não se deixa enganar: vê o Brooklyn Nets, com o seu trio de astros, como favorito ao título e qualquer outro resultado será uma “zebra”.

“Sejamos diretos aqui: o Nets é o favorito. É a equipe com mais talento e qualidade. Se não vencer o título, essa vai ser uma grande ‘zebra’. Seria uma surpresa histórica, para mim. Considero assim porque nunca na história da NBA, se a minha memória não falha, houve três jogadores de perímetro tão talentosos em um único elenco. É ser campeão ou fracasso, em minha visão”, apontou o ídolo do Detroit Pistons, em entrevista ao site da revista Forbes.

Hoje, dentro do possível, a configuração dos playoffs parece interessante para o Nets: com a segunda colocação do Leste, a equipe “foge” de um confronto com o New York Knicks ou Miami Heat na primeira rodada dos playoffs para enfrentar o primeiro time classificação do play-in. Teria ainda, nas semifinais de conferência, um teórico duelo contra o Milwaukee Bucks com vantagem de mando de quadra. Outro ícone da NBA, Magic Johnson, acredita na força de de Kevin Durant, Kyrie Irving e James Harden.

“Não é algo fácil para mim, mas Brooklyn tem plenas condições de ser campeão porque tem os jogadores certos, inteligentes em quadra. Acredito neles porque há experiência ali: dois deles já ganharam a liga, enquanto James foi finalistas do Oeste. Eles sabem o que é necessário para vencer. São atletas que jogam coletivamente, vão fazer de tudo para ganhar. Gosto de suas chances, no fim das contas”, analisou um dos maiores armadores da história do basquete.

Dá para perceber pelos discursos que Magic possui uma posição um pouco diferente de Thomas: embora o favoritismo do Nets até possa existir, ele é muito pequeno em uma liga equilibrada. Mesmo dentro do Leste, equipes como o Bucks e o Philadelphia 76ers estão em pé de igualdade em termos de desempenho e recorde na temporada com os comandados de Steve Nash. O ídolo do Los Angeles Lakers aposta que os nova-iorquinos estarão na final da NBA contra a equipe onde fez história na NBA.

“O Leste não é simples. É duro vencer a conferência, até para um grupo talentoso como Brooklyn. E, então, veremos se o Lakers vai estar saudável para defender o seu título. Eu previ uma final entre ambos e seria uma decisão fantástica, provavelmente seria a série com maior audiência em muito tempo. Nesse caso, o grande ponto decisivo pode ser a saúde dessas duas equipes. Independentemente disso, eu estou na torcida para que aconteça”, concluiu o integrante do Hall da Fama.