Os trabalhos de Tom Thibodeau na NBA nunca foram reconhecidos, em particular, pela excelência ofensiva. Pelo contrário. A aplicação defensiva, às vezes custando um ataque mais inventivo, é a marca da trajetória do veterano técnico. Mas essa filosofia já parece estar desgastada em seu atual time. Segundo Ian Begley, da rede Sports NY, alguns dos principais jogadores do New York Knicks estariam frustrados com o sistema ofensivo de Thibodeau.  

 

“Esse time acaba de anotar 13 pontos em um primeiro quarto contra o Houston Rockets, pior equipe da temporada. E, antes de qualquer coisa, não foi questão de ótima defesa adversária. Eles foram horríveis no ataque, em suma. Trata-se de mais um jogo em que os titulares não se acertaram. Algumas das referências do elenco, aliás, têm mostrado frustração em como as coisas não estão funcionando no ataque”, revelou o repórter. 

Reservas viram solução 

Outra conhecida marca do trabalho de Thibodeau é o uso extensivo dos titulares, mas, nessa temporada, a história precisou mudar. O técnico já chegou a utilizar formações exclusivamente com reservas no último quarto de jogos, pois o desempenho de seus titulares tem sido surpreendente decepcionante. Begley apurou que, nesse sentido, a frustração seria um sentimento mútuo. 

“O sistema ofensivo não está funcionando com titulares em quadra e, certamente, isso é bastante visível. Tom vem tentando mudar formações, colocar reservas por mais tempo, pois as coisas parecem melhorar assim. Mas é preciso descobrir, se, com o avanço dessa temporada, esse quinteto inicial vai ganhar algum tipo entrosamento. Essa é a pergunta primordial hoje”, finalizou o jornalista.  

A grande ironia por trás dos supostos jogadores frustrados com Thibodeau é que, a julgar pelas estatísticas, o problema do Knicks não está no ataque. A franquia possui a 11a ofensiva mais eficiente da liga na atual temporada e, com quase 109 pontos anotados a cada 100 posses de bola, subiu 11 posições em relação à campanha passada. A defesa, por outro lado, tem sido tenebrosa na comparação: “desabou” de quarta para 19a mais eficiente da liga. 

 

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:  

Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER