Vocês já viram que o astro Stephen Curry quebrou o seu recorde de pontuação na NBA nesse domingo, comandando o Golden State Warriors na vitória diante do Portland Trail Blazers por 137 a 122. O feito pessoal, porém, passa longe de ser a única curiosidade ou marca por trás da histórica performance do armador que você deveria saber. Foi por isso que o Jumper Brasil reuniu oito números interessantes relacionados à atuação de 62 pontos de Curry. Confira: 

  

54 

Qual era a maior marca de pontuação da carreira de Curry antes desse domingo? Talvez, você lembre: em 27 de fevereiro de 2013, o astro marcou 54 pontos em uma derrota do Warriors no Madison Square Garden, sobre o New York Knicks.  

“Não havia nada que pudéssemos fazer, exceto torcer para que errasse o que ele jogava para cima. Stephen acertou 11 de 13 arremessos de três pontos. Isso é autoexplicativo”, afirmou o astro Carmelo Anthony, após a vitória dos nova-iorquinos por 109 a 105. 

  

32 

Curry tornou-se o segundo jogador mais velho da história da NBA a ter uma atuação de 60 ou mais pontos, após seu grande desempenho contra o Blazers. Ele tinha 32 anos e 295 dias de idade nesse domingo. 

Vocês devem lembrar quem foi o mais velho, né? Aos 37 anos e 234 dias de idade, Kobe Bryant marcou 60 pontos em seu jogo de despedida da NBA, uma vitória do Los Angeles Lakers sobre o Utah Jazz, em 13 de abril de 2016. 

  

64 

O Warriors não tinha um jogador anotando mais do que 60 pontos em uma partida de temporada regular há quase cinco décadas. O último a alcançar tal feito foi o lendário Rick Barry, que anotou 64 pontos em 26 de março de 1974. 

Antes de Barry, houve outro jogador que abusou de bater essa marca: o imortal Wilt Chamberlain, um dos maiores pivôs da história do basquete, teve 27 atuações de 60 ou mais pontos em sua passagem pela franquia. 

  

31 

Curry equilibrou, por acaso, perfeitamente sua pontuação entre os dois tempos do jogo: foram 31 pontos anotados nos dois períodos iniciais e outros 31 pontos marcados nos quartos finais. Esse também é um recorde, sabia? 

O armador tornou-se o primeiro atleta da NBA desde que os registros de play-by-play são arquivados – ou seja, desde 1996 – a anotar mais de 30 pontos em cada tempo de uma partida da liga. 

  

27 

Os sinais de que uma atuação histórica de Curry estava por vir surgiram rápido: logo no primeiro quarto da partida, ele anotou 21 pontos, convertendo sete de 11 arremessos de quadra tentados nos 12 minutos inaugurais. 

Essa foi a 27a vez que o ídolo de Oakland anotou 20 ou mais pontos em um único quarto na carreira. Além disso, foi a oitava oportunidade em que conseguiu a marca no primeiro período de um jogo da NBA. 


  

4 

Existem jogadores da NBA que não fazem 62 pontos em uma semana. Até em um mês. E isso pode ser visto no próprio elenco do Warriors: em uma única noite, Curry marcou quatro pontos a mais do que o titular Kelly Oubre Jr. anotou na temporada até agora. 

Titular nas seis partidas da campanha, Oubre Jr. só somou 58 pontos em 166 minutos atuados pelo Warriors. O ala de 25 anos foi o principal reforço contratado por Golden State na offseason e, entre salários e multas, custa quase US$70 milhões ao time. 

  

2 

Sim, houve alguém antes dele: Curry é, na verdade, o segundo jogador do Warriors a marcar 60 pontos em uma partida nesse século. E você até pode lembrar quem foi o primeiro: o parceiro de perímetro do ex-MVP da liga, Klay Thompson. 

Em 05 de dezembro de 2016, Thompson anotou 60 pontos em uma vitória de Golden State sobre o Indiana Pacers. O ala-armador converteu 21 de 33 arremessos e fez a marca em apenas 29 minutos de ação. 

  

80 

Para não dizer que tudo é festa, Curry viu uma sequência histórica ser encerrada nesse domingo. Ele errou um lance livre ainda no primeiro quarto da partida, o que colocou ponto final em sua série de 80 arremessos consecutivos acertados. 

Essa não foi só sua maior sequência sem erros na carreira, mas a mais longa da história do Warriors e a maior da NBA desde 2010, quando Dirk Nowitzki conectou 82 lances livres seguidos. O recorde histórico da liga pertence a Michael Williams (97). 

  

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:   

Instagram
Youtube
Twitter
Facebook