O Washington Wizards divulgou uma surpreendentemente péssima notícia nesta terça-feira. A franquia anunciou que John Wall, que já estava fora da temporada por conta de uma cirurgia no calcanhar, rompeu o tendão de Aquiles esquerdo em um acidente doméstico. O armador vai ser submetido a um novo procedimento e deverá ficar afastado das quadras por um ano.

De acordo com o médico da equipe, Wiemi Douoguih, o astro de 28 anos sofreu a nova lesão ao escorregar em casa, supostamente saindo do banho, três semanas depois da cirurgia no calcanhar. O procedimento pós-cirúrgico indica que o atleta precisava utilizar uma bota protetora no pé sempre que estivesse em movimento, mas ele não a vestia no momento da queda.

O descuido de Wall, porém, não teria sido o único fator que causou a ruptura do tendão. O Wizards também revelou que o armador desenvolveu uma infecção na incisão da primeira cirurgia e essa nova condição pode ter “enfraquecido” o local. Douoguih diagnosticou que o rompimento foi apenas parcial, mas a gravidade da situação levou a uma abordagem clínica conservadora.

Do ponto de vista financeiro, a notícia é trágica para a direção de Washington. O titular pode sequer entrar em quadra na próxima temporada, quando começa a vigorar uma extensão contratual de US$170 milhões por quatro temporadas fechada entre as partes em julho de 2017. A equipe, ainda assim, seguiria sem intenção de “desmanchar” o elenco atual.

É esperado que, sem a referência do elenco, o Wizards intensifique os esforços para finalizar uma extensão prévia com Tomas Satoransky – que assumiu a titularidade do time nas últimas semanas e faz a melhor temporada da carreira na NBA. Wall possui quase 600 jogos realizados ao longo de nove temporadas em Washington, com médias de 19.0 pontos, 4.3 rebotes e 9.2 assistências.