O armador LaMelo Ball, do Charlotte Hornets, foi eleito o novato do ano na NBA. O anúncio foi feito pela liga na tarde desta quarta-feira (16).

Ball, de 19 anos, levou a melhor sobre o ala Anthony Edwards, do Minnesota Timberwolves, e o armador Tyrese Haliburton, do Sacramento Kings. Ele se tornou o terceiro jogador da história da franquia de Charlotte a conquistar a honraria. Os outros foram Larry Johnson, em 1992, e Emeka Okafor, em 2005.

Na eleição feita com 100 jornalistas e profissionais de mídia dos EUA e Canadá, o jogador do Hornets teve 84 votos de primeiro lugar e contabilizou 465 pontos. O segundo mais votado foi Edwards, com 309 pontos. Haliburton terminou em terceiro, com 114 pontos. Cinco pontos foram concedidos aos votos de primeiro lugar, três pontos ao segundo e um para o terceiro.

O jogador era favorito ao prêmio, mas a ausência em 21 partidas, por conta de uma fratura na região do polegar direito, durante a derrota para o Los Angeles Clippers, em março, colocou em dúvida a possibilidade de ele ser eleito.

Terceira escolha do Draft do ano passado, LaMelo angariou médias de 15.7 pontos, 5.9 rebotes e 6.1 assistências, em 51 jogos disputados. Ele foi um dos responsáveis por levar o surpreendente Hornets à décima melhor campanha da conferência Leste, com 33 vitórias e 39 derrotas, e à consequente disputa do play-in.

Na tradicional eleição anual feita pelo Jumper Brasil, LaMelo também foi o vencedor do prêmio, com 22 dos 30 votos.

Divulgação / NBA