De forma virtual, Loteria do Draft acontece nesta quinta-feira

Detentores das piores campanhas da temporada, Warriors, Cavs e Timberwolves têm chances iguais de ganharem a primeira escolha geral

Fonte: Detentores das piores campanhas da temporada, Warriors, Cavs e Timberwolves têm chances iguais de ganharem a primeira escolha geral

Para 14 franquias da NBA, a próxima temporada começa na noite de hoje (20). É que, a partir de 21h30 (horário de Brasília), a ordem das primeiras escolhas do recrutamento de 2020 será definida na Loteria do Draft, que, este ano, será feita de forma virtual por conta da pandemia de Covid-19.

O evento terá a transmissão da ESPN para o Brasil. Assim que a Loteria se encerrar, o Jumper Brasil vai promover uma Live no Instagram para debater o resultado.

Muitos torcedores estarão mais empolgados com o sorteio desta noite do que estiveram com a maioria das partidas de seus times ao longo da temporada. As três equipes com as piores campanhas da temporada – Golden State Warriors, Cleveland Cavaliers e Minnesota Timberwolves – terão chances iguais (14%) de ganharem a primeira seleção geral.

Além de igualar as probabilidades no topo do recrutamento, o sistema, que entrou em vigor no ano passado, diminui sensivelmente a diferença percentual de todos os times na loteria em relação ao formato anterior.

Chances de abocanhar a primeira escolha no Draft 2020

Golden State Warriors: 14%
Cleveland Cavaliers: 14%
Minnesota Timberwolves: 14%
Atlanta Hawks: 12.5%
Detroit Pistons: 10.5%
New York Knicks: 9%
Chicago Bulls: 7.5%
Charlotte Hornets: 6%
Washington Wizards: 4.5%
Phoenix Suns: 3%
San Antonio Spurs: 2%
Sacramento Kings: 1.3%
New Orleans Pelicans: 1.2%
Memphis Grizzlies: 0.5%

Como funciona a Loteria do Draft

Quatorze bolas são chacoalhadas em uma máquina (lotérica). Cada bola representa um número, de 1 a 14. Para determinar uma pick são retiradas quatro bolas da máquina, que, portanto, formam uma combinação numérica. Essas 14 bolas permitem 1.001 combinações entre si. A combinação das bolas de número 11, 12, 13 e 14, nesta ordem, é descartada antes de começar o processo.

Restam 1.000 combinações. Cada time tem uma quantidade de combinações. Os times com o maior número de chances de ficar no topo (os três com as piores campanhas) recebem 140 combinações de números. O segundo pior recebe 125 combinações, o terceiro fica com 105, assim até o 14º, que tem míseras cinco combinações.

Depois disso, uma máquina que suga bolinhas de ping pong decide o futuro da NBA. Para determinar quem ficará com a primeira escolha são retiradas quatro bolas, em sequência. Elas formam uma combinação. O time que detém essa combinação é o ganhador da loteria. Esse processo se repete mais três vezes, para determinar as picks 2, 3 e 4. A partir da pick 5 não há mais sorteio. O restante das escolhas de primeira rodada é disposto em ordem contrária ao desempenho de vitórias-derrotas na temporada.

O sorteio das bolinhas é fechado e conta apenas com a presença de alguns membros da NBA, uma empresa de auditoria, alguns poucos jornalistas e representantes dos times. O resultado do sorteio, então, é enviado para um estúdio, onde o programa que vamos assistir na TV, no smartphone ou no computador (ESPN transmite) estará sendo apresentado.

Representantes de cada franquia no sorteio

Golden State Warriors: Stephen Curry (armador)
Cleveland Cavaliers: Brad Daugherty (ex-pivô)
Minnesota Timberwolves: D’Angelo Russell (armador)
Atlanta Hawks: Jami Gertz (atriz e esposa de Tony Ressler, dono da franquia)
Detroit Pistons: Troy Weaver (gerente-geral da franquia)
New York Knicks: Leon Rose (presidente da franquia)
Chicago Bulls: Arturas Karnisovas (vice-presidente da franquia)
Charlotte Hornets: Devonte’ Graham (armador)
Washington Wizards: Rui Hachimura (ala-pivô)
Phoenix Suns: James Jones (gerente-geral da franquia)
San Antonio Spurs: Peter J. Holt (dono da franquia)
Sacramento Kings: De’Aaron Fox (armador)
New Orleans Pelicans: Trajan Langdon (gerente-geral da franquia)
Memphis Grizzlies*: Elliot Perry (um dos donos minoritários da franquia)

* A escolha vai para o Boston Celtics se ela não estiver no TOP 6.

Nesta sexta-feira (21), divulgaremos um Mock Draft atualizado, onde apontaremos quais seriam os 30 jogadores escolhidos na primeira rodada do recrutamento.

Vale lembrar que o Draft 2020 será realizado no dia 16 de outubro e terá a tradicional cobertura ao vivo do Jumper Brasil. A nossa equipe se prepara para o recrutamento há vários meses, incluindo a produção dos perfis de 58 dos principais prospectos da classe deste ano.

 

Últimas Notícias

Comentários