A discussão de melhor jogador em atividade na NBA foi dominada por LeBron James na última década. No entanto, hoje, isso já parece ter ficado no passado. Com quase 37 anos, rumo à 19a temporada na liga, o ídolo do Los Angeles Lakers vive outro momento da carreira para diversos comentaristas. Bill Simmons, por exemplo, já não vê maneira de comparar o nível de impacto de LeBron com Kevin Durant e Giannis Antetokounmpo. 

 

“Acho que LeBron é um dos dez melhores jogadores da NBA, certamente. Mas não diria que está entre os dois primeiros. Acho que é loucura, na verdade, vê-lo no mesmo nível de Giannis e Kevin nesse momento. Será que ele conseguiria carregar o Nets desfalcado nos playoffs como Kevin fez? Poderia ter feito o que Giannis fez nas finais? Eu acho que não”, opinou o analista do site The Ringer, em participação ao podcast “The Lowe Post”.

Tempo passa para todos 

O comentário de Simmons não é uma surpresa, em especial, diante da idade de James. O histórico de jogadores apontados entre os melhores da liga, nas primeiras posições na corrida pelo prêmio de MVP após os 35 anos, é limitadíssima. Para o analista, porém, as histórias sobre a longevidade do craque já têm sido um pouco superdimensionadas. Afinal, como diz o ditado, o tempo é o único invicto nos esportes.   

“LeBron já tem quase 20 anos de NBA, então, se você acha que ainda é o melhor, sua base está simplesmente no passado. Tê-lo como candidato a MVP na última temporada foi muito mais uma narrativa da imprensa. Alguém realmente acredita que ele seja o melhor jogador two-way dessa liga? Ele já não possui mais condições de aparecer todas as noites, com vigor, nos dois lados da quadra”, afirmou o ex-comentarista da ESPN. 

James teve médias de 25.0 pontos, 7.7 rebotes e 7.8 assistências na última temporada. Mas, ao contrário à narrativa popular, Simmons vê sinais de que o tempo passou para o ala. “LeBron não vai mais à linha dos lances livres como antes, o que é normal por causa de sua idade. Não acho que seja tão bom chutador de três pontos quanto a maioria. Ele está entre os dez melhores, mas Kevin e Giannis estão em outro patamar”, reforçou. 

Durant e Antetokounmpo no topo

Deixando LeBron para trás, Simmons vê Giannis Antetokounmpo e Kevin Durant em um nível totalmente particular de atuação. O primeiro é o atual campeão com o Milwaukee Bucks e, anteriormente, já havia conquistado os prêmios de MVP e melhor defensor da liga. O segundo é o líder do Brooklyn Nets, enquanto também é crescentemente apontado como um dos maiores talentos ofensivos da história do basquete. 

“Eles dividem a primeira colocação, certamente, como os melhores jogadores da NBA na atualidade. Acho que o próprio Kevin admite que não foi tão aplicado defensivamente na última temporada regular, então Giannis é mais confiável e regular no impacto dos dois lados da quadra. É possível que descubramos quem é o melhor, no fim das contas, nas finais do Leste do ano que vem. Isso estaria em jogo também”, projetou o analista. 

 

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA:   

Instagram 
YouTube 
Twitter 
Canal no Telegram 
Apostas – Promocode JUMPER