https://www.youtube.com/watch?v=bRjEYi9uFq0

O ex-armador Chauncey Billups, um dos grandes responsáveis pelo último título do Detroit Pistons, em 2004, teve a camisa #1 aposentada nessa quarta-feira (10), durante uma cerimônia realizada no intervalo da partida da franquia contra o Denver Nuggets.

A solenidade no The Palace of Auburn Hills contou com a presença de antigos companheiros de Billups como Richard Hamilton, Ben Wallace, Rasheed Wallace, Tayshaun Prince, Mehmet Okur, Antonio McDyess e Lindsey Hunter, além de lendas do Pistons como Isiah Thomas, Dave Bing e Rick Mahorn.

Billups é o nono jogador a ter a camisa aposentada pela franquia. Bing (#21), Thomas (#11), Bob Lanier (#16), Bill Laimbeer (#40), Joe Dumars (#4), Dennis Rodman (#10), Vinnie Johnson (#15) e, no mês passado, “Big Ben” Wallace (#3), já tiveram essa honraria.

“Uma das melhores coisas sobre jogar com um grupo como este é que vocês não são amigos apenas naquela época. Essa amizade é para sempre. Esses caras me fizeram um campeão”, disse o eterno camisa 1 do Pistons.

Billups, de 39 anos, atuou pela equipe de Detroit em oito das 17 temporadas que disputou na NBA. Considerado a grande referência do campeonato de 2004, o “Mr. Big Shot” foi eleito MVP das finais e seria selecionado para cinco Jogos das Estrelas em anos seguintes. Em 482 jogos disputados pelo time, o armador aposentado em 2014 registrou médias de 16.5 pontos e 6.2 assistências, além de quase 40% de conversão nos arremessos de longa distância.