NBA House Digital 2021 chega ao fim com mais de 200 mil fãs

Projeto uniu basquete, música e entretenimento em uma experiência virtual imersiva, interativa e com alto grau de realismo

NBA House Digital Fonte: Divulgação / NBA

Terminou no último domingo, 25, a primeira edição digital da NBA House. Em uma iniciativa inédita promovida pela liga com exclusividade para os fãs brasileiros, a casa proporcionou uma verdadeira imersão ao mundo da bola laranja, trouxe toda a experiência de um pré-jogo e recebeu ‘Lendas’ do basquete mundial como Manu Ginóbili, Toni Kukoc, Janeth Arcain e Tony Parker, entre outros. Foram 20 dias de funcionamento, 450h de operação ininterrupta, com sete dias de live streaming, participação de mais de 70 convidados, cerca de 200 vídeos produzidos em mais de 70h de conteúdo exclusivo para os fãs brasileiros de mais de mais de 2 mil cidades de todos os estados do país. Ao todo cerca de 300 profissionais entre produção e staff trabalharam nos bastidores da plataforma.

A programação incluiu shows do Emicida, Marcelo D2 e outros grandes nomes da música, além de bate-papos com personalidades que trouxeram histórias e temas importantes para o esporte e a sociedade, gerando cerca de 1 milhão de interações nas redes sociais.

A Octagon Brasil, agência de marketing esportivo e entretenimento, foi responsável pela produção do evento e contou com a parceria das empresas de soluções imersivas VRGlass e Umantech para a criação e planejamento do que chamaram de metaverso dos fãs de basquete. Trata-se de um conceito em ascensão que promete ser a grande tendência para os próximos anos: um espaço coletivo no universo digital que recria a experiência física através de tecnologias e estabelece relações on e offline simultaneamente.

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“Vivemos a primeira pandemia da era digital e, com ela, a mudança de muitos hábitos e padrões de consumo. As empresas precisaram – e ainda precisam – se reinventar para encarar os desafios e aproveitar as oportunidades desse momento difícil. É fato que a crise do coronavírus antecipou tendências e acelerou o processo de inovação no mundo. Essa entrega para a NBA é reflexo disso: somos parceiros da marca desde 2016, produzimos os espaços temáticos da liga no Brasil por quatro anos consecutivos e, em 2021, focamos nossos esforços para desenvolver esse projeto à altura do sucesso de todas as outras edições da NBA House, complementando e democratizando o evento. Foram mais de 450 horas de operação gratuita”, disse Eduardo Baraldi, CEO da Octagon.

A ideia começou a ser delineada há menos de um ano e foi construída sobre a plataforma Virtual Town, desenvolvida pela VRGlass para automatizar a criação de eventos online, que utiliza a imersão 3D e 360 para conseguir engajamento e uma experiência diferenciada de marca. A principal inovação foi tudo rodar 100% no browser, sem a necessidade de download de aplicativos para computadores ou celulares.

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O acesso e as atrações da NBA House Digital eram gratuitos, mas era preciso juntar moedas através de uma série de atividades gamificadas para desbloquear conteúdos especiais e itens virtuais, como ingressos para assistir aos jogos. Os usuários com maior pontuação passavam a fazer parte do ranking e concorriam a prêmios da liga.

A plataforma, com produção visual da Umantech, trazia também funcionalidades como customizador de avatares e uma cidade 3D multiplayer com auditório, arena, museu, vestiário, lojas, bares, praça de alimentação e quadras para jogos de arremesso de basquete, onde os participantes podiam competir entre si enquanto conversavam por chat e escutavam rádio online.

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