NBB – Corrida para o MVP Jumper Brasil – Semana 1

Entre agosto e setembro, com o intuito de expandir a cobertura do basquete feminino, o Jumper Brasil trouxe semanalmente a ‘Corrida para o MVP da WNBA‘. Agora, o objetivo é valorizar e fortalecer o basquete nacional. Então, chegou a hora de apresentar a Corrida para o MVP do NBB!

Nesta coluna semanal, nós convidamos sete produtores de conteúdo sobre basquete nacional para votar nos melhores jogadores de cada semana do Novo Basquete Brasil.

Antonio Carlos Jr – redator do Jumper Brasil

Diego Marcondes – redator do Jumper Brasil

Enéas Lima – jornalista e criador do blog Garrafão Rubro-Negro

Georgios Tsoukas – redator do Jumper Brasil

Gustavo Lima – editor do Jumper Brasil

Karine Nascimento – repórter esportiva

Lucas Guanaes – jornalista e fundador do site Locomotiva Esportiva

Cada pessoa tem direito a escolher cinco atletas para sua lista, sendo que o primeiro recebe cinco pontos, o segundo recebe quatro… e assim por diante.

No final, os votos são somados e os cinco jogadores de maior pontuação entram no ranking da disputa do MVP da WNBA. Os votos de cada semana serão somados aos da semana anterior, fazendo com que a consistência das atletas, e das equipes, sobressaia às atuações excepcionais durante a temporada.

 

5. Felipe Ruivo

Posição: PG Time: Paulistano Idade: 22
MIN PTS REB ASS R.B. BLQ FG% 3P% LL%
30.8 15.3 2.5 4.0 1.5 0 59.5 50 81.8

Em sua quinta temporada no NBB – segunda com o Paulistano – Felipe Ruivo finalmente vem realizando o potencial que todos sabíamos que tem. O armador assumiu a titularidade da equipe após a saída de Yago Mateus e vem correspondendo às expectativas. Agressivo em direção à cesta, Ruivo fechou a primeira semana de disputa com média de 15.3 pontos, com aproveitamento de 59.5% nos arremessos de quadra e 50% da linha de três pontos, além de distribuir quatro assistências por partida. Seu desempenho foi fundamental para que o Paulistano, vice-campeão Paulista, iniciasse o NBB 13 com quatro vitórias consecutivas.

 

4. Shaquille Johnson

Posição: SF Time: Minas Storm Idade: 30
MIN PTS REB ASS R.B. BLQ FG% 3P% LL%
30.4 17 3.7 4.7 1.3 0.3 54.8 46.7 90.9

Desconhecido em quadras brasileiras, Shaquille Johnson talvez seja a grande surpresa deste início de NBB. O ala de 30 anos chegou do Urunday Universitario, do Uruguai, e assumiu a função de scorer no Minas. Presente em três dos cinco jogos da equipe minastenista, Johnson possui médias de 17 pontos e 4.7 assistências. Destaque para os 20 pontos, quatro assistências de três bolas roubadas no triunfo contra a Unifacisa. 

 

3. Alexey Borges

Posição: PG Time: Bauru Basket Idade: 25
MIN PTS REB ASS R.B. BLQ FG% 3P% LL%
35.3 16.5 2.5 7.5 1.8 0 52.2 42.9 91.7

Um dos mais votados para o prêmio de melhor reserva do NBB 12, Alexey Borges deixou o banco e assumiu a titularidade do Bauru Basket nesta temporada. O armador teve médias de 16.5 pontos, 7.5 assistências e 1.8 roubos de bola, além de 52% nos arremessos de quadra e foi fundamental para o início arrasador da equipe bauruense, que segue invicta após quatro partidas. Logo na estreia, Alexey deixou 25 pontos e nove assistências em duelo contra o Mogi, sua ex-equipe.

 

2. Georginho de Paula

Posição: PG Time: São Paulo Idade: 24
MIN PTS REB ASS R.B. BLQ FG% 3P% LL%
29.4 14.8 9.3 7 2.0 0.5 48.7 9.1 87

MVP da última temporada, Georginho mostrou na primeira semana do NBB 13 que vai brigar pelo bi. Logo na estreia, o armador do São Paulo deixou um triplo-duplo (21 pontos, 14 rebotes e dez assistências) contra o rival Corinthians. Nos três jogos seguintes foram mais dois duplos-duplos e duas vitórias. O mais impressionante é que Georginho vem mantendo o nível de atuação da temporada passada, mesmo jogando cerca de oito minutos a menos por partida. Do outro lado, o ponto negativo é o baixo aproveitamento (9%) na linha de três pontos.

 

1. Lucas Dias

Posição: PF Time: Franca Idade: 25
MIN PTS REB ASS R.B. BLQ FG% 3P% LL%
35.4 26.0 4.8 2.2 0.2 0.6 49.3 39.1 89.6

A derrota para o Corinthians na estreia do NBB causou preocupação para o Franca, mas Lucas Dias tratou de jogar os problemas para longe. Em cinco jogos neste início de temporada, o ala-pivô francano vem com médias de 26 pontos e é o principal responsável pela equipe paulista somar quatro vitórias. Entre os dias 14 e 21 de novembro, Lucas Dias anotou 22 pontos contra o Pinheiros, 29 no Cerrado Basquete, deixou mais 28 no Mogi e fechou a semana com 31 pontos e dois tocos na vitória sobre o São Paulo. Veterano em sua décima temporada no NBB, Lucas Dias larga na frente como principal candidato à MVP da competição.

 

Também receberam votos: Desmond Holloway (Fortaleza Basquete Cearense), David Nesbitt (Minas), Stefano Pierotti (Campo Mourão), Gabriel Jaú (Bauru) e Olivinha (Flamengo)

Confira a pontuação geral

1 – Lucas Dias – 35 pontos
2 – Georginho de Paula – 19 pontos
3 – Alexey Borges – 16 pontos
4 – Shaquille Johnson – 10 pontos
5 – Felipe Ruivo – 8 pontos
6 – Desmond Holloway – 8 pontos
7 – David Nesbitt – 4 pontos
8 – Stefano Pierotti – 3 pontos
9 – Gabriel Jaú – 1 ponto
10 – Olivinha – 1 ponto

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
YouTube
Twitter
Facebook