O Brooklyn Nets deu uma cartada ousada no início da temporada ao adquirir o craque James Harden para formar parceria com Kevin Durant e Kyrie Irving. E, assim que a troca foi fechada, a impressão geral é que a equipe estava assumindo posição de “tudo ou nada” em relação ao título da NBA. Pois não somos apenas nós que vemos assim: o próprio Harden garante que o Nets já tem tudo o que precisa para ser campeão. 

“Já temos o bastante aqui para sermos campeões, sem dúvida. Todos estão jogando por um objetivo único, que é o título, e estamos confiantes de que será difícil para qualquer equipe vencer quatro jogos em uma série melhor-de-sete contra nosso time. Eu estou empolgado com o que temos potencial para fazer aqui e só tem um mês que cheguei”, afirmou o ex-MVP da liga, em entrevista exclusiva à ESPN nessa semana. 

O início da trajetória para o trio do Nets não tem sido simples. A equipe venceu oito de 14 jogos no primeiro mês desde a chegada de Harden e não conseguiu atuar com seus três astros reunidos na maior parte das partidas. E, entre outros ocorridos, houve uma situação inusitada relacionada aos protocolos de saúde da liga: Kevin Durant chegou a ser retirado de quadra duas vezes ao longo de um duelo por conta de ordens da NBA.  

“É frustrante passar por algo assim porque nós somos testados todos os dias, até duas vezes por dia. Passamos por vários testes e sempre vem negativo, então nós achamos que estamos bem. Não estamos? Não é assim que funciona? Não sou médico, não sou um cientista ou quem cria regras por aqui, mas isso é o que penso. É difícil, às vezes, entender”, relembrou Harden, ainda sem compreender plenamente o que ocorreu. 

Não é segredo para ninguém que, dentro de quadra, a maior preocupação com o novo Nets tem sido a defesa: a franquia sofreu menos de 115 pontos em apenas duas das partidas pós-troca e registrou a quarta defesa menos eficiente da liga nesse período, cedendo mais de 118 pontos por 100 posses de bola. Isso só não compromete porque eles compensam essa inoperância com o terceiro ataque mais produtivo da NBA.   

“Nós sabemos que precisaremos ser espetaculares para chegarmos onde queremos, não apenas sólidos. Mas é difícil porque cumprimos um calendário absurdo: jogando quatro vezes por semana, você realmente não encontra tempo para treinar. Nós teremos que aprender nos jogos mesmo e a temporada regular servirá para chegarmos ao patamar que desejamos”, concluiu Harden, pedindo calma para que Nets desenvolva seu melhor.