Playoffs da NBA serão retomados neste sábado

A NBA anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (28), que os playoffs serão retomados neste sábado (29), após três dias de paralisação por conta do boicote e do protesto dos atletas contra mais um caso de violência policial e racismo nos Estados Unidos.

O comissário da NBA, Adam Silver, e a diretora-executiva da Associação dos Jogadores (NBPA), Michelle Roberts, divulgaram um comunicado conjunto há pouco explicando quais serão os próximos passos para o avanço da pauta social, após reuniões com atletas, treinadores e proprietários das franquias.

Confira o comunicado, na íntegra:

“Tivemos uma conversa franca, apaixonada e produtiva ontem entre os jogadores da NBA, os treinadores e os proprietários das franquias sobre os próximos passos para promover nossos esforços coletivos e ações em apoio à justiça social e à igualdade racial. Entre outros, os participantes incluíram jogadores e representantes de times de todas as 13 franquias que estão em Orlando. Todas as partes concordaram em retomar os jogos dos playoffs da NBA neste sábado, 29 de agosto, com o entendimento de que a liga, junto com os atletas, trabalhará para cumprir os seguintes compromissos:

1. A NBA e seus jogadores concordaram em estabelecer, imediatamente, uma coalizão de justiça social, com representantes de jogadores, treinadores e proprietários das franquias, que se concentrará em uma ampla gama de questões, incluindo o aumento do acesso à votação, promoção do engajamento cívico e a defesa de uma reforma significativa da polícia e da justiça criminal.

2. Em cada cidade onde existe uma franquia da liga, os proprietários das equipes continuarão a trabalhar com os funcionários eleitorais locais para converter as instalações das franquias em um local de votação para as eleições gerais de 2020 para permitir uma opção de voto pessoal seguro para comunidades vulneráveis ​​ao COVID-19. Se o prazo expirou, os proprietarios das equipes trabalharão com os funcionários eleitorais locais para encontrar outro uso relacionado às eleições para as instalações, incluindo, mas não se limitando, ao registro de eleitores e aos painéis de recebimento de cédulas.

3. A liga trabalhará com os atletas e nossos parceiros de rede para criar e incluir anúncios em cada jogo dos playoffs da NBA, dedicados a promover um maior engajamento cívico nas eleições nacionais e locais e aumentar a conscientização sobre o acesso e as oportunidades dos eleitores.

Esses compromissos seguem meses de estreita colaboração em torno do projeto de um ambiente seguro e saudável para reiniciar a temporada da NBA, fornecendo uma plataforma para promover a justiça social, bem como a criação de uma Fundação da NBA focada no empoderamento econômico da comunidade negra. Estamos ansiosos para a retomada dos playoffs e continuar a trabalhar juntos – em Orlando e em todos os mercados de equipes da NBA – para pressionar por mudanças significativas e sustentáveis.”