Prospecto do Draft 2022 – Shaedon Sharpe

Ala-armador canadense é projetado como uma das dez primeiras escolhas do recrutamento deste ano

Prospecto Draft Shaedon Sharpe Fonte: Andy Lyons / AFP

O Jumper Brasil, em parceria com a Central do Draft, dá prosseguimento à série “Prospecto do Draft 2022” com o ala-armador Shaedon Sharpe. Destaque no basquete colegial, o jovem canadense é projetado como uma das dez primeiras escolhas do recrutamento deste ano. Confira a análise do site para o atleta de 18 anos.

Shaedon Sharpe

Publicidade

Idade: 18 anos
País: Canadá
Universidade: Kentucky (reclassificado, porém, não jogou sequer uma partida na temporada 2021/22 do College)
Posições: ala-armador / ala
Altura: 6’5.25″ (1,96m)
Envergadura: 6’11.5″ (2,12m)
Peso: 91 kg

Médias na Nike Elite Youth Basketball League em 2021: 22,6 pontos, 5,8 rebotes e 2,7 assistências

Médias na Copa América Sub-16 (realizada no Brasil, em 2019): 13,0 pontos, 3,7 rebotes, 2,3 assistências, 1,3 roubo de bola, 0,3 toco, 1,2 turnover, 68% nos arremessos de quadra, 33,3% nas bolas de três pontos (com 2.0 tentativas por jogo), 60% nos lances livres, 21,6 minutos por jogo

Publicidade

Pontos fortes

Extremamente explosivo, sobretudo do ponto de vista vertical (salta sobre um ou dois pés com a mesma explosão) e em termos de sua velocidade em linha reta.

Instintos naturais para jogar sem a bola, ou seja, característica rara para prospectos de alto nível tão jovens. Além disso, tem um ótimo timing em seus cortes. Se coloca como um espaçador vertical vindo do lado fraco da defesa com frequência.

Publicidade

Slasher espetacular em situações de transição. Oferece ângulos para seus passadores ao ‘correr a ala’ com tempo de bola e velocidade e, além da explosão, possui muito recurso em suas bandejas na hora de finalizar.

Bom toque em seus arremessos e sólido trabalho de pés para conectar bolas longas em situações de catch-and-shoot, tanto (e principalmente) estacionado quanto saindo de bloqueios e em handoffs.

Ainda não teve a oportunidade de se provar defensivamente em competições de alto nível, mas possui todas as ferramentas físicas para ser um jogador de alto nível neste lado da quadra. Ademais, mostra muitos indícios de que será um playmaker defensivo, usando seu atleticismo e a envergadura de elite para impactar as linhas de passe e atuar como um protetor de aro acima da média para um jogador da posição.

Publicidade

Os mesmos instintos como cutter se mostram em sua habilidade de ler a caída da bola e usar seu atleticismo para impactar a tábua ofensiva.

Enfim, Shaedon Sharpe é um prospecto do Draft 2022 que oferece muito upside. Inicialmente, era projetado como uma escolha Top 3 no recrutamento de 2023. Agora que se reclassificou, pode ser um steal e oferecer um valor enorme sendo escolhido entre as posições 4 e 10 este ano.

Publicidade

Pontos fracos

O fato de não poder ter sido avaliado em situações nas quais o jogo de meia quadra é mais frequente, seja no basquete universitário ou em uma liga profissional no exterior, torna difícil medir sua tomada de decisões quando colocado frequentemente em áreas congestionadas.

Controle de bola ainda incipiente o impede de chegar até o aro com a frequência que seu atleticismo sugere quando tem a bola nas mãos. Assim, à essa altura de seu desenvolvimento, não pode ser considerado um legítimo go-to-guy na meia quadra.

Publicidade

A falta de polidez no seu controle de bola, somada ao fato de estar mais confortável em como um slasher fora da bola, deverá demandar tempo até que ele possa ser usado na função de ball handler secundário, função bastante atribuída a alas-armadores na NBA atual.

Não chegou a atuar em cenários nos quais sua defesa foi exigida consistentemente. Então, isso torna difícil, e perigosa, a avaliação de questões como seu engajamento nesse lado da quadra e seus fundamentos na defesa individual quando marcando o homem da bola.

Publicidade

O fato de não conseguir chegar até o aro com tanta facilidade com a bola nas mãos o faz se contentar frequentemente com arremessos de média e longa distância. Ou seja, diminui sua eficiência como pontuador e o priva de chegar à linha do lance livre com o volume que seus atributos físicos sugerem.

Por fim, a sua inexperiência em cenários mais competitivos sugerem que ele necessite de tempo até que possa contribuir consistentemente em situações competitivas na NBA. Portanto, um projeto de médio e longo prazo.

Publicidade

Leia Mais

Prospecto do Draft 2022 – Paolo Banchero
Prospecto do Draft 2022 – Chet Holmgren
2022 Mock Draft Jumper Brasil 1.0 – Escolhas de primeira rodada

Comparações: Andrew Wiggins (Golden State Warriors) / JR Smith (ex-Cleveland Cavaliers)

Projeção: entre as escolhas 4 e 10

Confira alguns lances de Shaedon Sharpe

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários