Cinco recordes que nunca serão quebrados na NBA

O jogo mudou tanto que alguns desses números não parecem realistas

recordes nunca quebrados nba Fonte: Juan Ocampo / AFP

Embora LeBron James esteja perto de bater uma das marcas mais difíceis, que é a de pontos, há alguns outros recordes na NBA que possivelmente nunca serão quebrados.

De Wilt Chamberlain a John Stockton, separemos alguns recordes que podem nunca serem quebrados na NBA.

Publicidade

Jogo mais longo

O jogo de basquete mais longo na história da NBA foi entre Indianapolis Olympians e Rochester Royals, em 1951, com 78 minutos totais. O Olympians venceu o jogo por 75 a 73 em uma partida de incríveis seis prorrogações.

O time vencedor, no entanto, encerrou suas atividades em 1953, enquanto o Royals passou por várias transformações, como as mudanças para Cincinnati e Kansas City. Em 1975, ganhou o nome de Kansas City Kings e, por lá, permaneceu até 1985. Por fim, a franquia se transferiu para Sacramento, onde está até hoje.

Publicidade

Recorde de assistências

John Stockton é o detentor do recorde de mais assistências de todos os tempos na liga, com 15.806 ao todo. Assim, o que faz essa marca parecer quase inquebrável é que, para consegui-la, o armador do Utah Jazz jogou 19 temporadas e ficou de fora de apenas 22 jogos em toda sua carreira.

Hoje, com maior preocupação médica e o conceito de poupar jogadores sendo mais evidente, é praticamente impossível conceber que algum jogador atue por tantas partidas consecutivas.

Além disso, os armadores de hoje precisam exercer outras funções em quadra além de dar assistências. Os melhores da liga hoje, como Stephen Curry e Damian Lillard, embora consigam exercer bem essa função de armar a equipe, são letais como pontuadores. Por isso, esse recorde provavelmente se manterá.

Publicidade

Leia mais!

Mais pontos de um único jogador em uma partida

No dia 2 de março de 1962, Wilt Chamberlain simplesmente despejou 100 pontos em jogo contra o New York Knicks. A lenda da NBA jogava pelo Philadelphia Warriors na época e deu o maior show da história da liga.

Embora não existam gravações do jogo, testemunhas confirmam que Wilt acabou com o jogo. O pivô titular do Knicks, Phil Jordon, não jogou, alegando sintomas gripais, o que facilitou ainda mais para Chamberlain.

Além dos 100 pontos, no entanto, o lendário pivô também teve médias de 50,4 pontos por jogo na mesma temporada do seu recorde. Ademais, ele somou 48.5 minutos em quadra por partida. Então, podemos até considerar esses números como outros recordes que também nunca serão quebrados na NBA.

Publicidade

Mais tempo em quadra em um jogo

O maior número de minutos jogados em uma única partida da NBA pertence a Dale Ellis. O ala atuou por 69 minutos dos 73 possíveis na derrota por 155 a 154 do Seattle SuperSonics para o Milwaukee Bucks, em 1989.

Essa partida teve nada mais, nada menos que cinco prorrogações. O jogador anotou 53 pontos, sendo também seu recorde pessoal. Na temporada seguinte, curiosamente, Ellis se transferiu para o Bucks.

Por fim, jogar tantos minutos assim na NBA atual é considerado praticamente impossível, acima de tudo, pela maior preocupação com saúde dos jogadores nos dias atuais.

Publicidade

Liderar cinco estatísticas em Finais

O primeiro jogador a liderar todas as principais estatísticas em uma série de Finais da NBA é LeBron James. Na vitória do Cleveland Cavaliers por 4 a 3 sobre o Golden State Warriors, em 2016, James liderou o ranking de estatísticas ao final da série de sete jogos com 208 pontos, 62 assistências e 79 rebotes. Além disso, LeBron também foi líder em tocos (18) e roubos de bola (16).

O motivo para essa marca ser difícil para ser quebrada é que raramente um jogador é tão completo a ponto de ser o melhor em quadra em todos esses quesitos combinados. Embora vários atletas tenham liderado quatro das cinco estatísticas, apenas o astro do Los Angeles Lakers alcançou a marca em todas elas, quando defendeu o Cavaliers.

Publicidade

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp
Canal no Telegram

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários