O melhor calouro da temporada da NBA, em uma reviravolta inesperada de eventos, está prestes a voltar às quadras. Segundo o repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN, o armador LaMelo Ball foi declarado recuperado de uma fratura no punho direito pela junta médica do Charlotte Hornets e acaba de ser liberado para retornar aos treinos. Espera-se que o terceiro escolhido do último draft esteja em condições de atuar pelo time até o fim da próxima semana.

O novato sofreu a lesão no mês passado e, após múltiplas avaliações, definiu-se que uma cirurgia era o melhor tratamento possível para a saúde em longo prazo. Time e atleta tentaram buscar métodos alternativos porque, no fim das contas, a percepção geral era de que o procedimento fatalmente significaria o término de sua temporada de estreia. Exames realizados nessa segunda-feira, porém, mostraram que o punho do jogador de 19 anos recuperou-se com extrema rapidez.

Na ausência de Ball, o técnico James Borrego recolocou o armador De’Vonte Graham no quinteto titular e o Hornets saiu-se relativamente bem em termos de resultados: foram oito vitórias em 15 jogos, mantendo a equipe na zona de classificação para o play-in. O retorno do calouro, porém, acontece em um momento estratégico por conta do número de desfalques com que o time vem lidando: Gordon Hayward e Malik Monk estão fora, enquanto Graham administra dores no quadril.

Vencedor do prêmio de melhor novato da conferência Leste em todos os meses dessa temporada, Ball deverá retornar às quadras ainda como um dos favoritos a ganhar o prêmio de melhor estreante. Anthony Edwards e Tyrese Haliburton seriam os seus principais concorrentes. Em 41 jogos disputados na temporada, o armador acumula médias de 15.9 pontos, 5.9 rebotes, 6.1 assistências e 1.6 roubos de bola em quase 29 minutos de ação por noite.