DeMarcus Cousins está realmente prestes a ficar livre no mercado. Segundo Shams Charania, do site The Athletic, o Houston Rockets vem finalizando os últimos detalhes para anunciar a dispensa de Cousins e o seu contrato deve ser oficialmente rescindido até o final do dia. Com isso, o jogador de 30 anos está liberado para reforçar um time com maiores pretensões competitivas do que os texanos no restante da temporada. 

A decisão da saída do experiente pivô foi tomada pela direção do Rockets, que planeja fazer um movimento de renovação em seu elenco e apostar em uma equipe mais leve – com o recém-contratado Christian Wood, potencialmente, atuando na posição. Antes de anunciar essa intenção, a franquia garantiu o contrato do veterano (com salário de US$2.3 milhões) até o fim da temporada como premiação por seu profissionalismo. 

É esperado que múltiplos interessados apareçam no mercado pelos serviços de Cousins. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPNLos Angeles Lakers e Miami Heat são dois dos times que monitoram a situação do quatro vezes all-star desde o ano passado. A tendência é que o Brooklyn Nets, que busca reforços para o garrafão, também tenha algum nível de interesse em contratar o agora ex-reserva do Rockets. 

Quinta escolha do draft de 2010, o pivô teve uma carreira brilhante retirada dos trilhos por uma série de lesões. Ele sofreu, de maneira quase seguida, rupturas no tendão de Aquilesquadríceps e ligamento cruzado anterior do joelho. Em 25 jogos antes da dispensa pelo Rockets, Cousins registrou médias de 9.6 pontos, 7.6 rebotes e 2.4 assistências em pouco mais de 20 minutos de ação por noite.