O pivô Serge Ibaka vai desfalcar o Los Angeles Clippers pelo resto da temporada 2020-21 da NBA, após passar por cirurgia nas costas, segundo o jornalista Shams Charania, do site The Athletic. O prazo para a sua volta não foi informado, entretanto.

O jogador, de 31 anos, foi titular durante toda a atual campanha, mas desde a lesão, em março, ele perdeu dois meses de ação. Quando retornou às quadras, o naturalizado espanhol fez apenas quatro jogos (sendo dois deles nos playoffs), após agravar a contusão. A decisão foi tomada entre a comissão técnica, médicos e o próprio Ibaka. Ele não atuou contra o Utah Jazz em nenhum dos dois jogos.

Enquanto esteve fora, Ibaka foi substituído, na maioria das vezes, por Ivica Zubac no quinteto titular. Na fase de mata-matas, no entanto, o técnico Tyronn Lue optou pelo francês Nicolas Batum em formações mais baixas em algumas partidas.

Ibaka possui opção em seu contrato, válido até a temporada 2021-22, no valor de US$9.7 milhões. De acordo com Charania, acredita-se que ele vai cumprir seu último ano no Clippers para, então, definir seu futuro.

Campeão pelo Toronto Raptors em 2019, Ibaka atuou em 41 partidas na atual campanha, obtendo médias de 11.1 pontos, 6.7 rebotes, 1.1 bloqueio e converteu 51% dos arremessos em cerca de 23 minutos por noite.