A Federação Internacional de Basquete (FIBA) sorteou, na manhã desta terça-feira (2), os grupos das Olimpíadas de Tóquio, marcadas para começarem no dia 23 de julho. A competição do basquete masculino será realizada de 25 de julho a 7 de agosto, e a do feminino de 26 de julho a 8 de agosto.

No masculino, o Brasil ainda vai disputar o Pré-Olímpico com sede em Split, na Croácia. Caso vença o torneio, a seleção brasileira vai ficar no Grupo B dos Jogos Olímpicos, ao lado de Austrália, Nigéria e do vencedor do Pré-Olímpico de Belgrado, na Sérvia.

Já no feminino, o Brasil não conquistou a classificação para a disputa através do Pré-Olímpico de Bourges, em fevereiro do ano passado, na França.

Estados Unidos, Japão, Espanha, Argentina, França, Austrália, Nigéria e Irã já estão garantidos na competição masculina em Tóquio. O grupo A dos Jogos Olímpicos terá a presença dos norte-americanos, dos franceses, dos iranianos e do vencedor do Pré-Olímpico do Canadá. Já o grupo C terá Espanha, Argentina, os anfitriões e o vencedor do Pré-Olímpico da Lituânia.

 

TORNEIOS PRÉ-OLÍMPICOS

Os quatro torneios Pré-Olímpicos serão disputados na Sérvia (Belgrado), no Canadá (Victoria), na Lituânia (Kaunas) e na Croácia (Split). São 24 países, divididos em quatro grupos com seis seleções em cada. Apenas o campeão de cada chave assegura vaga nos Jogos Olímpicos. 

Entre 29 de junho e 4 de julho, o Brasil disputa o Pré-Olímpico da Croácia. A equipe comandada por Aleksandar Petrovic está no grupo B e estreia contra a Tunísia (29). No dia seguinte, o Brasil pega a seleção anfitriã. Os dois melhores avançam para o mata-mata, onde vão enfrentar México, Alemanha ou Rússia, que estão no grupo A. Os vencedores das semifinais, que serão disputadas no dia 3 de julho, decidem, no dia seguinte, o campeão do Pré-Olímpico e classificado para Tóquio.

Com relação às outras sedes, vale destacar dois “grupos da morte”: o primeiro será disputado em Victoria (CAN) e vai contar com seleções qualificadas como a anfitriã Canadá, Grécia, República Tcheca e Turquia. O outro terá jogos realizados em Kaunas (LIT), com destaque para Lituânia e Eslovênia, que, provavelmente, decidirão o título da chave. Coreia do Sul, Venezuela, Polônia e Angola também vão disputar o torneio em Kaunas.

Já na chave que será disputada em Belgrado (SER), a seleção da casa não deverá ter dificuldades para conquistar a vaga olímpica. República Dominicana, Nova Zelândia, Porto Rico, Itália e Senegal são as outras seleções participantes do torneio.

 

GRUPOS DO MASCULINO

Grupo A: Irã, França, Estados Unidos, vencedor do Pré-Olímpico do Canadá
Grupo B: Austrália, vencedor do Pré-Olímpico da Croácia, vencedor do Pré-Olímpico da Sérvia, Nigéria
Grupo C: Argentina, Japão, Espanha, vencedor do Pré-Olímpico da Lituânia

Foto: FIBA Basketball

 

GRUPOS DO FEMININO

Grupo A: Coreia do Sul, Sérvia, Canadá, Espanha
Grupo B: Nigéria, Japão, França, Estados Unidos
Grupo C: Austrália, Porto Rico, China, Bélgica

Foto: FIBA Basketball

 

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
YouTube
Twitter
Facebook