Terry Stotts não é mais técnico do Portland Trail Blazers. Um dia depois da quarta eliminação da equipe na primeira rodada dos playoffs, nos últimos cinco anos, franquia e treinador decidiram, mutuamente, encerrar o vínculo entre as partes.

Stotts, de 63 anos, tinha mais um ano de contrato e estava no comando do Blazers desde 2012. Ele é o segundo técnico mais vitorioso da história da franquia (517 vitórias e 486 derrotas), atrás apenas do lendário Jack Ramsay, que levou a equipe ao seu único título da NBA, em 1977.

Liderado por Stotts, o time do Oregon chegou aos playoffs nas últimas oito temporadas. A melhor colocação foi em 2019, quando o Blazers foi batido na final da conferência Oeste pelo Golden State Warriors.

“Tenho o maior respeito por Terry e pelo que ele conquistou nas últimas nove temporadas. Esta foi uma decisão difícil, tanto no nível pessoal quanto profissional, mas é do interesse da franquia seguir em outra direção. Terry sempre terá um lugar especial na família Trail Blazer e na comunidade de Portland. Contamos com a integridade, profissionalismo e consistência que ele trouxe para o trabalho todos os dias e desejamos a ele nada além do melhor”, disse Neil Olshey, presidente de operações de basquete da franquia, em um comunicado divulgado à imprensa.

Segundo o jornalista Adrian Wojnarowski, da ESPN, Chauncey Billups (assistente no Los Angeles Clippers), Jeff Van Gundy (comentarista da ESPN), Mike D’Antoni (assistente no Brooklyn Nets) e Juwan Howard (técnico da Universidade de Michigan) estão entre os candidatos ao cargo.

Já os repórteres Marc Stein, do The New York Post, e Chris Haynes, do Yahoo! Sports, informaram que Jason Kidd, assistente do Los Angeles Lakers, também é um dos favoritos ao comando do Blazers.

De acordo com Haynes, o armador Damian Lillard terá uma contribuição importante na escolha do próximo técnico do Blazers. Ele revelou ainda que Kidd seria o preferido do astro da equipe de Portland. Vale lembrar que Stotts foi o único treinador que comandou Lillard, em suas nove temporadas no Blazers.

Por fim, o repórter Shams Charania, do site The Athletic, informou que o próximo técnico do time de Portland será Kidd ou Billups, considerados os dois nomes mais fortes para suceder Stotts.