Dono da pior campanha da temporada (7-24), o Minnesota Timberwolves demitiu o técnico Ryan Saunders logo após a derrota para o New York Knicks, na noite desse domingo (21). O anúncio oficial foi feito pelo presidente de operações de basquete da franquia, Gersson Rosas.

“Gostaríamos de agradecer a Ryan por seu tempo e compromisso com a organização Timberwolves e desejar-lhe o melhor no futuro. Essas são decisões difíceis de tomar, no entanto, essa mudança é do melhor interesse das metas de curto e longo prazo da organização”, afirmou o manda-chuva da franquia de Mineápolis.

Saunders, de 34 anos, estava no comando do Timberwolves desde janeiro de 2019, quando substituiu Tom Thibodeau, de forma interina, e se tornou o treinador mais jovem da história da NBA. Filho do lendário técnico Flip Saunders, que morreu em 2015, Ryan deixou a condição de interino em maio de 2020. Ele esteve à frente de 137 jogos pela equipe, com apenas 43 vitórias (aproveitamento de 31%). O detalhe é que Saunders teve a dupla Karl-Anthony Towns e D’Angelo Russell à sua disposição em somente cinco partidas.

Logo após o anúncio da saída de Saunders, a franquia de Minnesota já definiu o substituto. Segundo o repórter Shams Charania, do site The Athletic, o escolhido foi Chris Finch, que atualmente trabalha como assistente técnico de Nick Nurse no Toronto Raptors. O acordo deverá ser sacramentado nesta segunda-feira (22).

Finch, de 51 anos, acumula experiência na liga como assistente no Houston Rockets (2011-2016), Denver Nuggets (2016-2017) e New Orleans Pelicans (2017-2020). Nesta temporada, ele foi contratado pelo Raptors para substituir Nate Bjorkgren, que deixou a franquia canadense para assumir o comando do Indiana Pacers.

Conhecido por montar bons sistemas ofensivos, Finch é um velho conhecido do presidente do Timberwolves. Juntos, eles trabalharam no Rockets por cinco temporadas. Além disso, Finch (técnico) e Rosas (gerente-geral) conquistaram o título da G League em 2010 pelo Rio Grande Valley Vipers, afiliado do time de Houston na Liga de Desenvolvimento.

Finch já deverá comandar a equipe de Minnesota na partida desta terça-feira (23) contra o Milwaukee Bucks. Vale lembrar que, nas últimas 17 temporadas, o Timberwolves chegou aos playoffs apenas em 2018, quando foi eliminado na primeira rodada.