A seleção dos EUA bateu a França e conquistou a medalha de ouro no torneio de basquete masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Na partida realizada na Saitama Super Arena, os estanunidenses tiveram muita dificuldade para vencer por 87 a 82. Com isso, os EUA ganharam o 16º ouro olímpico na história, o quarto seguido. Por outro lado, os franceses conquistaram a medalha de prata pela terceira vez (as outras foram em 1948 e 2000).

O jogo

O primeiro tempo da partida foi marcado pelo equilíbrio. O astro Kevin Durant carregou o ataque norte-americano e anotou 21 pontos em 16 minutos, enquanto a França rodou mais a bola até encontrar o melhor arremesso. O pivô Rudy Gobert foi bastante explorado perto da cesta, tanto que marcou 13 pontos e foi nove vezes para a linha do lance livre. Os franceses dominaram a tábua de rebotes (23 a 14), mas em contrapartida desperdiçou a bola dez vezes (contra apenas duas dos EUA).

Na volta do intervalo, o time estadunidense aumentou a intensidade nos dois lados da quadra e abriu vantagem de 14 pontos. No entanto, a França conseguiu uma sequência de seis a zero no fim do período para se manter viva no jogo.

No período final, os franceses chegaram a ficar somente três pontos atrás no placar. Entretanto, os EUA voltaram prontamente a abrir vantagem. A França ainda teve fôlego para uma reação final, mas não foi suficiente para conseguir a virada. A oito segundos do fim, quando o placar apontava 85 a 82 para os norte-americanos, Durant converteu os dois lances livres que definiram o jogo. Nicolas Batum ainda tentou uma bola de três, mas sem sucesso.

Maior cestinha dos EUA na história das olimpíadas, Durant saiu de quadra com 29 pontos e a terceira medalha de ouro seguida no currículo.

França 82 x 87 Estados Unidos

França
Rudy Gobert: 16 pontos, oito rebotes, 6-13 nos lances livres e 5-5 nos arremessos de quadra
Evan Fournier: 16 pontos e 5-15 nos arremessos de quadra
Guerschon Yabusele: 13 pontos, quatro rebotes e 4-11 nos arremessos de quadra
Nando De Colo: 12 pontos, cinco rebotes, sete assistências, 5-6 nos lances livres e 3-4 nos arremessos de quadra
Timothé Luwawu-Cabarrot: 11 pontos, quatro rebotes e 4-8 nos arremessos de quadra

Estados Unidos
Kevin Durant: 29 pontos, seis rebotes, 8-9 nos lances livres e 9-18 nos arremessos de quadra
Jayson Tatum: 19 pontos, sete rebotes e 8-14 nos arremessos de quadra
Jrue Holiday: 11 pontos, cinco rebotes, três roubos de bola e 5-13 nos arremessos de quadra
Damian Lillard: 11 pontos e 4-11 nos arremessos de quadra

Disputa pela medalha de bronze

A decisão de terceiro lugar do torneio de basquete masculino será realizada neste sábado (7). A partir das 8h (horário de Brasília), a bola vai subir para Eslovênia e Austrália. As duas seleções buscam a primeira medalha olímpica de suas histórias. Os europeus são estreantes em olimpíadas, enquanto os australianos já terminaram na quarta colocação em quatro oportunidades (1988, 1996, 2000 e 2016).

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER