O astro Victor Oladipo, do Miami Heat, pode ficar fora de toda a temporada 2021-22, por conta de uma grave lesão no tendão do quadríceps direito, de acordo com o jornalista Brian Windhorst, da ESPN. Oladipo passou por cirurgia na última quinta-feira para reparar o ligamento e não possui chance alguma de retornar às quadras, pelo menos, por boa parte da próxima campanha.

Adquirido em março, após troca com o Houston Rockets, Oladipo tem futuro incerto. Seu contrato, no valor de US$85 milhões por quatro anos, assinado em outubro de 2016, expira ao fim de 2020-21. Ele teve a chance de estender o acordo ainda com o Indiana Pacers, no início da atual campanha, mas pediu para ser negociado. No Rockets, a situação foi semelhante e ele rejeitou a oferta de permanência no time texano.

“Eu tinha uma lesão na extremidade de uma perna, então eu não conseguia utilizar essa parte do meu corpo por um longo período”, disse Oladipo em abril. “Uma perna está mais forte que a outra. Eu tive mais hipertrofia em uma perna do que na outra. Eu estou tentando encontrar meu melhor balanço”.

Desde a temporada 2017-18, Oladipo não consegue ficar em quadra. Nas últimas três campanhas, o jogador atuou, somado, em 88 das 220 partidas possíveis (40%). Ele teve uma ruptura dos ligamentos do joelho em 2019 que o tirou de praticamente todo o ano seguinte. Por questões salariais, ele optou por jogar na “bolha” de Orlando, mas longe de suas melhores condições físicas.

Em 2020-21, Oladipo esteve presente em 33 embates, sendo 20 pelo Rockets, nove pelo Pacers e apenas quatro por Miami. Ele terminou com médias de 19.8 pontos, 4.8 rebotes, 4.6 assistências, 1.4 roubada e um aproveitamento de 40.4% nos arremessos de quadra.