As dez melhores escolhas de draft da NBA na última década

Selecionamos dez jogadores que foram escolhas acertadas nos últimos dez drafts

melhores escolhas draft NBA Fonte: Jesse D. Garrabrant / AFP

O Draft da NBA ocorre nesta quinta-feira (29) e quem curte a maior liga de basquete do mundo está na expectativa para saber quem serão as próximas estrelas de seus times. Pensando nisso, hoje, preparamos uma lista com as dez melhores escolhas de draft na última década na NBA. Os times contam com uma equipe de olheiros e analisam diversos fatores antes de selecionar um jogador no recrutamento, com a esperança que ele transforme o destino da franquia.

10 – Jayson Tatum (terceira escolha do draft de 2017)

Publicidade

Após duas temporadas “na média”, Jayson Tatum explodiu em 2019/20 e se tornou a referência do Boston Celtics. Escolhido após Markelle Fultz e Lonzo Ball, o ala é, disparado, o melhor jogador recrutado em 2017. Na última temporada ele superou a marca de 25 pontos por jogo pela primeira vez na carreira e deu outro passo importante como organizador de jogadas no time, até então, treinado por Brad Stevens.

9 – Joel Embiid (terceira escolha do draft de 2014)

Não fossem as recorrentes lesões – que o fizeram perder duas temporadas inteiras – Embiid poderia estar bem acima no ranking. O pivô camaronês sabe jogar no garrafão e seus 38% nas bolas de três na última temporada mostram que tem talento para espaçar a quadra. Na defesa “The Process” também vai bem, já são três seleções para o All Defensive Team.

Publicidade

8 – Damian Lillard (sexta escolha do draft de 2012)

Após nove temporadas em Portland – e oito aparições em playoffs – Damian Lillard já começa a pintar como o maior jogador da história do Portland Trail Blazers. Selecionado após nomes como Thomas Robinson e Dion Waiters, Dame deixou evidente o erro dos olheiros ao conquistar o prêmio de novato do ano. Desde então ele só evoluiu e se tornou um dos jogadores mais clutches da NBA.

Publicidade

7 – Devin Booker (13ª escolha do draft de 2015)

Há pelo menos quatro anos, Devin Booker vem sendo um dos melhores jogadores da NBA, mas foi somente na última temporada em que os holofotes apontaram para o garoto de 24 anos. Com a chegada de Chris Paul, o SG elevou seu jogo e guiou o Phoenix Suns aos playoffs pela primeira vez desde 2020. Mais do que isso, a equipe do Arizona conquistou o Oeste e chegou a abrir 2 a 0 na final contra o Bucks. O título não veio, mas Booker se colocou de vez como um dos melhores jogadores selecionados na última década.

Publicidade

6 – Kyrie Irving (primeira escolha do draft de 2011)

Ame-o ou o odeie, mas é impossível negar o talento de Kyrie Irving. O armador foi selecionado com a dura missão de substituir LeBron James no Cavaliers e, apesar de ótimos números, demorou a corresponder todas as expectativas. Apesar disso, foi novato do ano e campeão com o Cavs em 2016. Polêmico e de opiniões um tanto quanto contraditórias, Kyrie forçou saída para o Boston Celtics e hoje busca seu segundo título, agora no Brooklyn Nets, ao lado de Kevin Durant e James Harden.

Publicidade

5 – Anthony Davis (primeira escolha do draft de 2012)

Maior jogador da história do Pelicans, Davis deixou bem claro que faria história na NBA desde sua primeira temporada. O fato de ter atuado como armador no basquete colegial o ajudou na transição para pivô sem que perdesse mobilidade e ele logo se tornou expoente dos bigs modernos da NBA. Explosivo no garrafão, com um bom tiro de média distância e ótimo no setor defensivo, Davis é, sem sombras de dúvidas, um dos melhores jogadores draftados na última década. Negociado com o Lakers em 2020, ele conquistou seu primeiro título na carreira, mas em nove anos na liga são oito aparições no All Star Game e quatro seleções para os times da NBA e de defesa.

Publicidade

4 – Kawhi Leonard (15ª escolha do draft de 2011)

Selecionado pelo Indiana Pacers e trocado para o Spurs na noite do draft, Kawhi era tido como um jogador com ótimo potencial defensivo, mas ainda sem um jogo polido do outro lado da quadra. Em San Antonio, trabalhando com Gregg Popovich e Tim Duncan, ele não apenas comprovou todo seu potencial defendendo, mas evoluiu no ataque e se tornou um jogador completo. Foi campeão com o time do Texas em em 2014, quando foi eleito MVP das finais. Repetiu o feito com o Raptors em 2019 e, no meio disso, foi eleito duas vezes o melhor defensor da liga. Hoje no Clippers, Leonard tem guiar o time da Califórnia ao seu primeiro título.

Publicidade

3 – Luka Doncic (terceira escolha do draft de 2018)

Luka Doncic é sinônimo de talento geracional. Em apenas três temporadas, o armador esloveno vai acumulando recordes e já foi reconhecido como maior jogador da história do Mavericks por ninguém menos que Dirk Nowitzki. Aos 21 anos, Luka é o próximo europeu na lista de candidatos ao prêmio de MVP, e o mais impressionante é que, seja na NBA, seja no basquete FIBA, ele parece ter sido criado para o jogo. Na estreia dos Jogos Olímpicos de Tóquio foram 48 pontos contra a Argentina, muito próximo de quebrar recorde de Oscar Schmidt.

Publicidade

2 – Nikola Jokic (41ª escolha do draft de 2014)

Lento, gordo e com pouco potencial. Essas foram algumas das críticas feitas à Nikola Jokic antes do draft de 2014. Seis anos depois, o pivô sérvio soma três seleções para o All Star Game, foi três vezes eleito All NBA e ganhou o prêmio de MVP da última temporada, transformando o Denver Nuggets e a NBA. A evolução no jogo de Jokic é gritante e, aos 25 anos, ele se coloca como um dos principais jogadores da liga e flerta com temporada com média de triplo-duplo. No alto de seus 2m11, Joker não só é a principal arma ofensiva da equipe de Colorado, mas também o principal playmaker do time.

Publicidade

1 – Giannis Antetokounmpo  (15ª escolha do draft de 2013)

Campeão, MVP das finais, duas vezes MVP, defensor do ano, jogador que mais evoluiu, quatro vezes no time de defesa da NBA, cinco vezes nos times ideias e cinco vezes All Star. O currículo de Giannis Antetokounmpo já o coloca como um dos maiores jogadores de todos os tempos e a primeira posição em nosso ranking não poderia ser diferente. Ainda mais impressionante é o fato de que 14 jogadores foram selecionados antes do Greek Freak, entre eles nomes como Kelly Olynyk, Shabazz Muhammad, Ben McLemore, Alex Len e o maior bust da última década, Anthony Bennett.

Publicidade

Siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA: 

Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Apostas – Promocode JUMPER

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários