O Barcelona é o campeão da temporada 2020/21 da Liga ACB. Nessa terça-feira (15), no Palau Blaugrana, o time catalão venceu o segundo jogo contra o arquirrival Real Madrid, fechou a série final e conquistou o título do campeonato espanhol de basquete masculino depois de sete anos.

Com uma grande exibição do início ao fim, o Barça levou a melhor por 92 a 73 (26 x 15, 22 x 15, 29 x 25 e 15 x 18), chegando a abrir 22 pontos no final do terceiro quarto. O cestinha da partida foi o ala-pivô Nikola Mirotic, com 27 pontos. Ele também foi eleito o MVP da final. Já o veterano Pau Gasol conquistou o seu terceiro título na liga, 20 anos depois do último.

Este é o 19º título do campeonato espanhol por parte do Barcelona. O recordista em conquistas da Liga ACB é o Real, com 35.

O principal pontuador merengue, que fez a melhor campanha geral na temporada regular, foi Alberto Abalde, com 15. O Real Madrid esteve muito mal nas bolas de três, com apenas quatro acertos em 16 tentativas, e também errou demais nos lances livres (oito perdidos em 25). O time madrilenho sofreu com as perdas de Facundo Campazzo e Gabriel Deck para a NBA e as lesões de Nico Laprovittola, Trey Thompkins, Felipe Reyes e Anthony Randolph.

No primeiro ano sob o comando do lituano Sarunas Jasikevicius, a equipe catalã chegou às três finais possíveis e conseguiu duas taças (a outra foi da Copa), o que não acontecia desde 2011. Na decisão da Euroliga, o Barça foi batido pelo Anadolu Efes e ficou com o vice-campeonato.

Em 2020/21, o Barcelona obteve 70 triunfos e 20 derrotas, um recorde no basquete europeu, pois nunca antes uma equipe havia realizado tantas partidas em uma única temporada.