Análise de erros de arbitragem aponta Lakers como segundo mais beneficiado da NBA

Equipe angelina reclamou bastante de decisões de árbitros na reta final de alguns jogos recentes

lakers erros arbitragem nba Fonte: Adam Pantozzi / AFP

O Los Angeles Lakers revoltou-se com a NBA nas últimas semanas por causa dos erros de arbitragem. A equipe acredita ter sido prejudicada em vários jogos no período e, assim, segue fora da zona de play-in. Mas será que essas reclamações procedem mesmo? O jornalista Ben Rohrbach, do site Yahoo! Sports, realizou um levantamento sobre o assunto e chegou a resultados controversos.

O repórter registrou, para começar, todos os erros de arbitragem admitidos pela liga no seu relatório dos dois minutos finais de jogos. Em seguida, ele filtrou as informações por franquias envolvidas. O objetivo era mostrar, em síntese, quem são os times mais ajudados e prejudicados dessa temporada. Os dados foram coletados até o dia 28 de janeiro.

Publicidade

O Los Angeles Lakers acabou, surpreendentemente, como a segunda equipe mais beneficiada pelas falhas dos juízes. Quase 62% dos erros reconhecidos pela NBA ocorridos em jogos do time foram ao seu favor ou prejudicaram o seu adversário. Foram 19 erros em seus duelos sinalizados pelos relatórios da liga e 12 decisões favoráveis.

Só o seu rival local, o Los Angeles Clippers, tem uma porcentagem mais alta de falhas em seu favor (63,2%). Então, confira a lista completa do levantamento de Rohrbach:

lakers erros arbitragem nba

Ben Rorhbach (Yahoo! Sports)

Leia mais

Polêmica

O estopim da revolta do Lakers com os erros de arbitragem na NBA aconteceu no sábado passado. Os juízes não sinalizaram uma falta clara em LeBron James na última posse do tempo regular da partida. Os dois lances livres provavelmente decidiriam o confronto, pois o jogo estava empatado. Os angelinos perderam o duelo na prorrogação e, por isso, a situação causou indignação.

Publicidade

“Jayson Tatum fez falta em LeBron. Teve uma falta, mas foi muita clara mesmo. É uma merda, inaceitável o que aconteceu. E pior do que isso é que nada ocorrerá com os árbitros. Nós fomos roubados, em síntese. Foi um lance muito óbvio. Os juízes, certamente, mandaram muito mal. Mas muito mal mesmo”, reclamou o astro Anthony Davis, depois da derrota.

A situação, aliás, foi além das quadras. O Lakers fez uma reclamação oficial à liga sobre o lance. Além disso, a irmã do pivô Al Horford, Anna, recebeu ameaças de morte de supostos torcedores do Lakers nas redes sociais.

Publicidade

Seguir em frente

As horas seguintes ao erro evidente em rede nacional, certamente, foram críticos para a Associação dos Árbitros da NBA. A união lançou uma nota logo depois do ocorrido para admitir a falha e garantir o processo de melhoria contínua do seu quadro. Mas a discussão segue. O vice-presidente de arbitragem da NBA, Monty McCutchen, não acredita que a insistência no caso não é saudável.

“O que aconteceu foi realmente impactante para os nossos árbitros. Não deixamos a quadra sem remorsos, afinal, quando erramos. Mas temos que seguir em frente. Há outro jogo em seguida e precisamos superar. Então, não ajuda ter equipes que ficam remoendo erros. Nós entendemos que sintam-se prejudicados, mas isso não nos ajuda a acertar no futuro”, explicou o dirigente.

Publicidade

Para McClutchen, o momento é de superar o erro e seguir em frente. Pois, no fim das contas, nenhuma falha é premeditada. “O nosso trabalho é seguir buscando a excelência, apesar das óbvias imperfeições. Remoer erros, no entanto, não é um sinal nesse caminho. Faz com que uma falha não seja seguida da tentativa de acertar, mas de uma progressão de erros”, finalizou.

 

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários