“LeBron James precisa ser a segunda opção no Lakers para ser campeão”, avisa comentarista

Idade avançada de LeBron seria argumento para Anthony Davis assumir o protagonismo da equipe

LeBron James Lakers campeão Fonte: Frazer Harrison / AFP

LeBron James confirmou que estará de volta para sua 21° temporada em 2023/24, o que renovou as esperanças do Lakers em ser campeão da NBA. O anúncio feito na premiação da ESPY Awards. No evento, James venceu o prêmio de “melhor recorde batido”, por superar Kareem Abdul Jabbar no posto de maior pontuador da história da NBA. Mas de acordo com Kendrick Perkins no programa First Take da ESPN, colocar essa responsabilidade sobre LeBron é “injusto”.

“Eu não acho que devemos colocar essa carga nele. E não é que não acredito mais em LeBron James, pra mim inclusive ele é o melhor jogador de todos os tempos na NBA. Porém eu não posso colocar as minhas expectativas em um cara que vai completar 39 anos em dezembro. Isso não deveria estar sobre os ombros de LeBron acima de tudo, e sim nos de Anthony Davis”, começou o analista.

Publicidade

“LeBron James ainda é muito bom, terá seus números e certamente terá um papel vital se o Lakers for campeão. Mas o termômetro de quanto o time irá longe na temporada 2023/24, certamente é Anthony Davis. Essa é a chance dele liderar a equipe para algo especial, e é até injusto colocar isso nas costas de LeBron”, finalizou o ex-jogador.

A opinião é compartilhada com alguns, desde que o Los Angeles Lakers trouxe Anthony Davis. A troca com o New Orleans Pelicans foi um All-In também para o futuro, obtendo uma segunda peça mais jovem do que LeBron. O desempenho dos dois nas duas grandes campanhas do time na pós-temporada é bem próximo.

Publicidade

Leia mais!

Davis superou James tanto na temporada regular de 2019/20, quanto nos playoffs em média de pontos. O ala-pivô somou 26.1 pontos de média na fase regular, junto com 9.3 rebotes, 3.2 assistências, 1.5 roubos e 2.3 tocos. Assim, foi um dos cotados para Defensor do Ano.

Nos playoffs, então, obteve médias de 27.7 pontos, 9.7 rebotes, 3.5 assistências, 1.2 roubos de bola e 1.4 tocos, com 38.3% nas bolas de três. LeBron teve 25.3 pontos, 10.2 assistências, 7.8 rebotes e 1.2 roubos na fase regular.

Seus números, por outro lado, subiram na pós-temporada. Foram 27.6 pontos, 10.8 rebotes, 8.8 assistências e as mesmas 1.2 roubadas de bola. Por fim, ambos ganharam o título contra o Miami Heat. LeBron, como resultado, foi eleito MVP das Finais.

Publicidade

Já na temporada 2022/23, LeBron James teve na fase regular: 28.9 pontos, 8.3 rebotes, 6.8 assistências. Anthony Davis teve 25.9 pontos, 12.5 rebotes, 2.6 assistências, 2.0 bloqueios e 1.1 roubos de bola. Na corrida até as finais da Conferência Oeste, no entanto, produção foi simular.

Isso porque somou 24.5 pontos, 9.9 rebotes, 6.5 assistências, 1.1 roubadas e 1.1 tocos. Davis somou um duplo duplo de média forte com 22.6 pontos, 14.1 rebotes, 3.1 tocos, 2.6 assistências e 1.4 roubos.

Lesões não preocupam agora

As lesões atormentam os dois líderes do time. LeBron James por exemplo, nunca foi de se machucar demais. O ala somou apenas 71 jogos onde ficou fora por lesão até jogar em Los Angeles. Este é, acima de tudo, um número fantástico, considerando que James atuou em 1.382 jogos de 1.453 possíveis. Uma porcentagem de presença de 95.1%, somando fase regular e playoffs.

Publicidade

No entanto, desde que chegou ao Lakers, a frequência é mais baixa. James perdeu 84 jogos por contusão. Ficou fora de mais jogos nos cinco anos, do que em toda a carreira, nas 15 temporadas anteriores. Então, ele atuou em 321 de 432 partidas possíveis. Ou seja, 74.3%.

Na temporada 2022/23, uma grave lesão no tendão, após a maior virada de Los Angeles na campanha, quase tirou LeBron de toda a parte final da campanha. Ele voltou exatamente um mês depois, em derrota para o Chicago Bulls, no dia 26 de março. Depois não perdeu mais jogos. Apesar da idade, LeBron James segue importante para os planos do Lakers em tentar ser o campeão para 2023/24.

Publicidade

Anthony Davis

Já o histórico de Anthony Davis nunca foi dos melhores no quesito. Mas há uma queda grande desde sua saída do New Orleans Pelicans até a chegada ao Los Angeles Lakers. Ele atuou em 479 jogos de 587 possíveis no Pelicans, atingindo 81.6% de presença, contando também a fase regular e os playoffs em seus sete anos na franquia.

Em Los Angeles foi campeão, mas participou de 238 jogos de 35o possíveis. Portanto, 67.4% no período. Entre as temporadas 2020/21 e 2021/22, Anthony Davis teve um índice próximo dos 50%, entrando em quadra em 79 e ficou de fora de 81, enquanto LeBron James realizou 107 jogos e deixou de atuar em outros 53.

Publicidade

A temporada 2022/23 foi um pouco menos grave no sentido lesões. Ainda assim, Davis ficou fora por mais de um mês com uma contusão no pé direito. Ele se lesionou em 16 de dezembro, diante do Denver Nuggets, voltando apenas em 25 de janeiro, contra o San Antonio Spurs. Após o retorno, o pivô seria somente poupado em três de 33 embates restantes na temporada regular.

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Publicidade

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta com a gente o que de melhor acontece na NBA

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários