Nuggets vence Heat e conquista título inédito da NBA

Nikola Jokic brilha novamente e recebe o prêmio de MVP das finais

Nuggets Heat título NBA Fonte: Matthew Stockman / AFP

Em um jogo tenso e pegado, o Denver Nuggets bateu o Miami Heat e conquistou o título inédito da NBA. Jogando diante de sua torcida, o time do Colorado levou a melhor por 94 a 89. Dessa forma, o Nuggets fechou o confronto em quatro a um.

Ao final da partida histórica, Nikola Jokic foi coroado. Além de campeão, o astro sérvio levou para casa o troféu Bill Russell de jogador mais valioso (MVP) das finais da NBA. Ele é o primeiro pivô a receber a honraria em 21 anos. O último havia sido Shaquille O’Neal, em 2002, pelo Los Angeles Lakers.

Na série decisiva contra o Heat, a estrela do Nuggets angariou médias de 30,2 pontos, 14 rebotes e 7,2 assistências. Além disso, Jokic converteu 58,3% dos arremessos de quadra e 42% das bolas de três pontos. Ele também se tornou o primeiro atleta da história da liga a liderar os playoffs em pontos, rebotes e assistências.

Publicidade

Bi-MVP da NBA (2021 e 2022), e agora campeão, Jokic inegavelmente se torna o maior jogador da história da franquia de Denver.

O jogo

O Nuggets começou melhor a partida, tanto que abriu 16 a oito nos primeiros sete minutos. No entanto, os visitantes reagiram sob a liderança de Bam Adebayo. Afinal, o pivô anotou 12 dos 16 pontos do Heat, nos cinco minutos finais do período. Além disso, o time de Miami se aproveitou da ausência de Aaron Gordon e Nikola Jokic em quadra. Ambos cometeram duas faltas e foram para o banco de reservas antes do fim do primeiro quarto. Assim, mesmo com Jimmy Butler zerado, a equipe da Flórida venceu o período por 24 a 22.

Publicidade

No segundo quarto, a arbitragem começou a marcar faltas a cada contato defensivo. Dessa forma, o jogo ficou travado em determinados momentos. Para piorar, os times simplesmente amassaram o aro. O Heat converteu 19 dos 49 arreessos. No perímetro, o time de Miami fez quatro cestas em 15 tentativas. O Nuggets, por sua vez, acertou 20 dos 44 arremessos tentados. Quanto às bolas de três, o time da casa foi um fiasco na primeira etapa: um acerto em 15 arremessos.

Contudo, o Heat abriu vantagem graças aos turnovers do Nuggets. Os mandantes, aliás, desperdiçaram a bola nove vezes no primeiro tempo, contra quatro da equipe de Miami. Méritos para o time de Erik Spoelstra, que conseguiu “quebrar” a rotação de bola de Denver com as antecipações das linhas de passe.

Publicidade

Como se não bastasse o desempenho ruim nos arremessos, o Nuggets sofreu após Gordon cometer a terceira falta logo no início do segundo período. Desse modo, com uma intensidade defensiva acima da média, o Heat foi para o intervalo com uma vantagem de sete pontos: 51 a 44.

Segundo tempo

No terceiro período, o Nuggets entrou com muita disposição. Dominante nos rebotes, o time do Colorado contou com uma boa atuação coletiva para reagir. Porém, o Nuggets seguia desperdiçando arremessos livres do perímetro. Mas, ironicamente, foi com uma bola de três de Michael Porter que os mandantes voltaram a comandar o placar. No entanto, quando restavam 33 segundos para o final do período, o veterano Kyle Lowry acertou um arremesso de longa distância para colocar o Heat novamente na liderança: 71 a 70.

Publicidade

Já no quarto final, o time de Denver mostrou uma qualidade absurda nas rotações defensivas. Desse modo, o ataque do Heat não conseguiu produzir muita coisa nos minutos iniciais. Visivelmente exausto e sem confiança, Butler continuava amassando o aro. Jokic, por outro lado, comandava o ataque do Nuggets. O pivô sérvio, aliás, anotou dez pontos no período final.

Só que, nos últimos quatro minutos, Butler entrou em cena. Marcou 13 pontos seguidos e manteve o time de Miami vivo na partida. Porém, a 27 segundos do fim, errou um passe crucial. Kentavious Caldwell-Pope recuperou a bola, sofreu falta de Lowry e converteu os dois lances livres. Dessa forma, o Nuggets ficou três pontos à frente no placar.

Publicidade

Na sequência, Butler errou um arremesso de longa distância. Bruce Brown, então, pegou o rebote, sofreu a falta e acertou os dois lances livres. Assim, o Nuggets deu números finais ao duelo contra o Heat e fez história ao conquistar o seu primeiro título da NBA.

(1) Miami Heat 89 x 94 Denver Nuggets (4)

Publicidade

Miami
Jimmy Butler: 21 pontos, cinco assistências, três roubos de bola, 9-11 nos lances livres e 5-18 nos arremessos de quadra
Bam Adebayo: 20 pontos, 12 rebotes e 9-20 nos arremessos de quadra
Kyle Lowry: 12 pontos, nove rebotes, quatro assistências e 4-13 nos arremessos de quadra
Max Strus: 12 pontos, oito rebotes e 5-12 nos arremessos de quadra

Denver
Nikola Jokic: 28 pontos, 16 rebotes, quatro assistências e 12-16 nos arremessos de quadra
Michael Porter: 16 pontos, 13 rebotes e 7-17 nos arremessos de quadra
Jamal Murray: 14 pontos, oito rebotes, oito assistências, seis turnovers e 6-15 nos arremessos de quadra
Kentavious Caldwell-Pope: 11 pontos, quatro rebotes e três tocos

Publicidade

Assine o canal Jumper Brasil no Youtube

Todas as informações da NBA estão no canal Jumper Brasil. Análises, estatísticas e dicas. Inscreva-se, mas dê o seu like e ative as notificações para não perder nada do nosso conteúdo.

Então, siga o Jumper Brasil em suas redes sociais e discuta conosco o que de melhor acontece na NBA

Publicidade

Instagram
Twitter
Facebook
Grupo no Whatsapp

Últimas Notícias

Comentários