Oscar Schmidt é eleito para o Hall da Fama; confira os indicados de 2013

O Naismith Memorial Basketball Hall of Fame anunciou hoje, durante o início do NBA All-Star Weekend, os  12 homens e mulheres finalistas para a eleição que resultará no ingresso na entidade em 2013, que acontecerá no dia 8 de abril, em Atlanta, durante o Final Four da NCAA. Os possíveis novos membros são: os jogadores Gary […]

Fonte:

Naismith Memorial Basketball Hall of Fame anunciou hoje, durante o início do NBA All-Star Weekend, os  12 homens e mulheres finalistas para a eleição que resultará no ingresso na entidade em 2013, que acontecerá no dia 8 de abril, em Atlanta, durante o Final Four da NCAA.

Os possíveis novos membros são: os jogadores Gary Payton, Maurice Cheeks, Tim Hardaway, Bernard King, Spencer Haywood, Mitch Richmond e Dawn Stanley, e os treinadores Tom Heinsohn, Guy Lewis, Rick Pitino, Jerry Tarkanian e Sylvia Hatchell. Para serem eleitos, eles precisam de no mínimo 18 de 24 votos do Comitê de Honra da entidade.

Também foram anunciados cinco membros diretamente eleitos para o Hall da Fama: Oscar Schmidt, indicado pelo Comitê Internacional, Richard Guerin, pelo Comitê dos Veteranos, Roger Brown, pelo Comitê da American Basketball Association (ABA), Edwin B. Henderson, pelo Comitê dos Pioneiros Afro-Americanos e Russ Granik, pelo Comitê de Colaboração de Eleição Direta.

Publicidade

Em 2011, esses cinco comitês foram criados para assegurar que o Hall da Fama se mantenha focado em homenagear aqueles que tiveram uma grande contribuição para a história do basquetebol mundial. Brown e Guerin são ex-jogadores com passagens por All-Star Games, Granik era o braço direito de David Stern comandando a liga e Henderson foi pioneiro a apresentar basquete para negros nos Estados Unidos, em 1904.

Oscar é o maior cestinha de todos os tempos da história do basquete, com 49.703 pontos oficialmente computados. Foi campeão nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis, em 1987, e participou de cinco Jogos Olímpicos pelo Brasil. Se recusou a jogar na NBA para poder continuar disputando competições pela seleção nacional, pois na época, atletas da liga norte-americana não eram autorizados a defender seus países.

Publicidade

Ele se tornou o terceiro brasileiro a entrar para o Hall da Fama do Naismith Memorial, após Hortência e Ubiratan.

Confira os indicados:

  1. Maurice Cheeks: atual assistente técnico do Oklahoma City Thunder, Cheeks fez parte de quatro NBA All-Star Teams e quatro NBA All-Defensive Teams, além de ter sido campeão da liga com o Philadelphia 76ers em 1983. Teve médias de 11.1 pontos, 6.7 assistências, 2.1 roubos de bola e 52,3% de aproveitamento nos arremessos na carreira, e ainda detém os recordes de assistências e roubadas do Sixers.
  2. Tim Hardaway: campeão olímpico em 2000, cinco vezes membro do All-Star Team e membro do All-NBA First Team em 1997, Hardaway marcou época atuando por Miami Heat e Golden State Warriors. Teve médias de 17.7 pontos e 8.2 assistências  em sua carreira profissional.
  3. Sylvia Hatchell: Treinadora da Universidade de North Carolina desde 1986, recentemente conquistou sua vitória de número 900 na primeira divisão do basquete universitário, além de ser a primeira na história a ser campeã em três diferentes níveis (AIAW, NAIA e NCAA). Foi campeã nacional em 1994, e levou seu time a três Final Fours e oito títulos da ACC.  Foi campeã olímpica como assistente técnica em 1988 e participou de quatro Jogos Universitários.
  4. Spencer Haywood: campeão olímpico em 1968, quatro vezes membro do NBA All-Star Team, duas vezes membro do All-NBA First Team e campeão em 1980 com o Los Angeles Lakers. Em sua única temporada na ABA, foi Calouro do ano, MVP do All-Star Game e MVP da temporada regular, em 1970. Suas médias como profissional são de 20.3 pontos e 10.3 rebotes.
  5. Tom Heinsohn: como treinador do Boston Celtics entre 1969 e 1978, Heinsohn foi bicampeão da NBA (1974 e 1976) e Coach Of The Year em 1973, com mais de 400 vitórias acumuladas na carreira. Ele é membro do Hall da Fama desde 1986 como jogador.
  6. Bernard King: integrante do NBA All-Rookie Team em 1978, quatro vezes membro do NBA All-Star Team e duas vezes eleito para o All-NBA First Team, King marcou época atuando por New York Knicks e Washington Bullets. Teve médias de 22.5 pontos, 5.8 rebotes e 51,8% de aproveitamento nos arremessos.
  7. Guy Lewis: Treinador da Universidade de Houston, que levou à cinco Final Fours, conquistando mais de 600 vitórias em seus 30 anos de carreira. Foi o treinador do ano em 1968 e em 1983. 
  8. Gary Payton: nove vezes membro do All-Star Team e do NBA All-Defensive First Team, duas vezes campeão olímpico e integrante do All-NBA First Team, campeão da liga em 2006 e o único point guard a ser eleito o Defensive Player Of The Year na história, em 1996. O jogador que mais atuou pelo Seattle SuperSonics (999 partidas), tem médias de 16.3 pontos, 6.7 assistências e 1.8 roubadas na carreira.
  9. Rick Pitino: com passagens por Boston Celtics e New York Knicks na NBA, Pitino se consagrou no basquete universitário, sendo campeão nacional em 1996 com a Universidade de Kentucky e levando seus times a seis Final Fours.
  10. Mitch Richmond: seis vezes membro do All-Star Team, Calouro do ano em 1989, MVP do jogo das estrelas em 1995 e campeão da NBA com o Los Angeles Lakers em 2002. Fez história com o Golden State Warriors e o Sacramento Kings, e teve médias de 21 pontos e 45,5% de aproveitamento nos arremessos na carreira.
  11. Dawn Staley: três vezes campeã olímpica, cinco vezes eleita para o WNBA All-Star Team e duas vezes a melhor jogadora do basquete universitário. É a única jogadora da história com pelo menos 2000 pontos, 700 assistências e 400 roubadas atuando na universidade.
  12. Jerry Tarkaniam: Com 990 vitórias e 81% de aproveitamento na carreira como treinador, foi campeão da NCAA em 1990 com a Universidade de Nevada-Las Vegas; levou seus times a quatro Final Fours.

Últimas Notícias

Comentários